Entrevista

INOVAÇÕES E PARCERIA COM MARCAS LÍDERES

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Colagrossi: foco no perfil da marca

Superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação do Corinthians desde o início de 2021, José Colagrossi Jr levou para o clube quase 10 anos de experiência como dirigente do IBOPE Repucom, empresa líder em pesquisa de marketing esportivo, e COO da área de Esportes da Kantar, Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria do grupo WPP.

Formado em Marketing pela Fairleigh Dickinson University e com MBA na Columbia University, Colagrossi também é professor da ESPM, Insper e Trevisan.

Nesta entrevista, ele fala sobre ações alternativas de parcerias de times de futebol com as marcas, muito além do logotipo no uniforme.

Diz que um time com a grandeza do Corinthians deve sempre ter marcas líderes em seus segmentos como parceiras.

O executivo explica que a transformação digital da marca Corinthians está em execução, com trabalho de base, e que no futuro deverá ter total integração com o físico.

O acordo com a Brahma e o app Zé Delivery e a inauguração do bar do Zeca Pagodinho na Arena mostram que parcerias com marcas vão muito além do patrocínio da camisa. Há outras iniciativas similares em andamento?

Exatamente. O espaço no uniforme é limitado e, na verdade, o nosso objetivo, a média e longo prazos, é diminuir o número de marcas na camisa. Por isso, parcerias estratégicas que não envolvam uniforme são muito importantes. Brahma e Zé Delivery seguem nessa linha, mas em 2021 a nossa parceria pioneira com a Socios.com já sinalizava esse movimento do Corinthians.

Sua experiência no Ibope Repucom tem contribuído para avaliar o retorno que cada marca teria na parceria com o time e a partir daí chegar ao valor da verba a ser investida?

Sem dúvida. Os meus 12 anos na área de pesquisa ajudam muito tanto na precificação de nossas propriedades quanto na avalição das entregas no período de contrato. Entretanto, as entregas de patrocínio vão muito além do valor de mídia espontânea gerado. Igualmente importantes são outras métricas que utilizamos, como construção de marca, oportunidade favorável no momento de compra, engajamento com nossa imensa torcida e monetização do patrocínio.

Você também tem a dimensão do valor da marca Corinthians e o potencial de consumo de um contingente de mais de 30 milhões de consumidores pelo país. Que categorias de produtos ainda podem ser explorados adequados ao perfil do torcedor corintiano?

O foco sempre é no perfil da marca, assim como na qualidade da entrega. Um clube do nosso tamanho deve ter marcas líderes em seus segmentos. Por isso não há pressa em penetrar segmentos se não for com a marca certa. O acordo com a Brahma reflete bem isso. Ficamos 12 meses sem parceria no segmento exatamente porque queríamos ter uma marca líder. Estamos muito felizes que voltamos a ter a Brahma como um dos nossos mais estratégicos parceiros, desta vez com uma parceria efetivamente histórica no futebol brasileiro.

Como superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação, uma das metas anunciadas para sua gestão foi a transformação digital da marca e produção de conteúdo. O que foi feito nesse sentido nesses dois anos?

O melhor está por vir. O foco até aqui foi o trabalho de base. É aquilo que ninguém vê no dia a dia, ao menos em um primeiro momento, mas é uma etapa indispensável para implementações futuras sólidas, que fazem parte do cronograma desta gestão dentro deste tema. Me refiro a todas as discussões orientadas para criação de uma visão de ecossistema digital e a integração dele com o físico; todas as revisões de contratos com parceiros, incluindo términos de projetos que não consideramos prioritários ou que possuíam uma sobreposição com outro projeto; a reestruturação de um time de conteúdo com profissionais de mercado com experiência e com visão de conteúdo como produto e serviço; toda a formação de uma cultura de insights e decisões baseadas em dados através da implementação do Universo SCCP, que hoje nos confere um grau de inteligência superior inclusive na gestão de patrocínios. Teremos ótimas novidades em breve.

O chamado ecossistema corintiano através de aplicativo já funciona em sua totalidade?

Ele nunca funcionará em sua totalidade, pois as mudanças tecnológicas e de comportamento obrigam que esse processo seja uma revolução permanente. Lançamos o USCCP no ano passado em sua versão 1.0. Em breve, como respondi acima, teremos a versão 2.0 com muitas novidades, incorporando novas funcionalidades e benefícios. Temos muito orgulho do fato de que em menos de 12 meses temos o maior e melhor aplicativo do futebol brasileiro, mas estamos apenas começando.

Quais seriam as metas ainda não atingidas neste teoricamente último ano de sua gestão à frente do Marketing corintiano?

Nossas metas nunca são atingidas plenamente pois a vara nunca para de subir. As metas estratégicas são as mesmas, mas nosso objetivo é, sempre, fazer mais e melhor.