Campanhas

SEM PRECONCEITO, TEM QUE ENCARAR

Publicado em

Por vergonha ou desinformação, 11% das mulheres entrevistadas em pesquisa realizada no ano passado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Data Folha, não frequentam consultórios ou clínicas ginecológicas. Dessas, 4 milhões nunca procuraram atendimento específico.

Com isso, e levando-se em conta que a saúde íntima é extremamente relevante e que segundo a Nielsen por outro lado o segmento de cuidado íntimo deve crescer 39% até 2025, o Boticário lança nova linha de produtos com essa finalidade.

“Cuide-se Bem Cereja Livre” é composta por produtos dedicados à região íntima e incentiva não apenas o autocuidado da região, mas o debate acerca de todos os tabus envolvendo a vulva.

Para amplificar a conversa e trazer um olhar cuidadoso para o assunto, o Boticário apresenta a campanha “Para se cuidar, que tal se encarar?”, criada pela Almap BBDO a partir de insight da agência PROS.

Marília Gabriela, autoridade dentro do universo feminino e uma das maiores jornalistas e entrevistadoras brasileiras, é a estrela da comunicação. Reconhecida por liderar entrevistas com intimidade, a comunicadora agora propõe que as mulheres conheçam suas próprias vulvas com a mesma intimidade.

Segundo Marcela De Masi, diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a campanha firma a estreia da marca no segmento de cuidados íntimos não apenas atendendo a uma demanda do mercado, mas trazendo uma mensagem importante.

“Quando nos aprofundamos no tema, entendemos que esse lançamento não deveria ser simplesmente sobre os produtos, mas, dados os desafios e a falta de conhecimento de muitas mulheres sobre a própria vulva, tínhamos um papel educador, ressaltando que, antes de se cuidar, é importante se encarar e se conhecer melhor”, destaca a executiva.

“Queremos promover diálogos e ajudar a romper os tabus que cercam a vulva, a começar pelo nome, tão pouco falado. Por meio de ensinamentos com endosso profissional e uma estratégia que celebra a individualidade e a beleza de cada uma, convidamos Marília Gabriela para abrir e incentivar a conversa, afinal, é alguém que debate tão bem sobre qualquer assunto”, completa.

“No filme a ideia é convidar o público a se encarar e consequentemente se conhecer. Para o lançamento, existe uma preocupação em destacar o cuidado íntimo como uma conversa necessária. E isso começa até mesmo usando o termo vulva na campanha, sem eufemismos”, diz Antonia Zobaran, diretora de Criação da Almap BBDO.

“Quando a gente vai cuidar da boca, a gente olha para ela e sabe facilmente do que ela precisa. Ela está exposta. Já a vulva fica mais escondida. Por isso, sugerimos que a pessoa se conheça melhor para, então, se cuidar. Além de apresentar uma linha especial e completa, a campanha valoriza questões ligadas a autoestima e autoconhecimento. São pautas importantes que acabam implicando na saúde dos consumidores”, conclui.

Marília Gabriela, por sua vez, aponta que participar da campanha foi natural, pois, além de ter uma relação duradoura com o Boticário, o assunto é pauta em sua vida desde que esteve à frente da extinta TV Mulher.

“Acho interessante discutirmos o bem-estar das mulheres, principalmente no que diz respeito a tabus que, muitas vezes, afetam sua liberdade e sua autoestima. Precisamos incentivar que se olhem, se conheçam mais e se encarem sem medo e sem vergonha”, afirma.

Além do filme, o Boticário trará uma série de conteúdos e reviews de #CerejaLivre em todos os canais da marca, como blog, Instagram, TikTok e Twitter, sempre com uma abordagem convidativa, leve e sutil.

A estratégia também vai contar com ensinamentos em parceria com a médica ginecologista, Larissa Cassiano, que vai tirar dúvidas sobre o cuidado íntimo enviadas por meio da da campanha, além de peças e conteúdos veiculados nas redes da Meta e dentro do Google.

Criação de Carlos Yanke, Giovanna Castro, Michelle Gorodski e Renata Carignani, com direção criativa de Antonia Zobaran e direção geral de Pernil.
Produção da Magma Filmes, com direção de Sabrina Duarte, fotografia de João Batista Frohlich e produção executiva de Grazi Nadruz.

Elenco: Marília Gabriela, Ana Carolina de Andrade Augusto, Sofia de Almeida Gama, Carolina Dlugokenski Mendonça, Nathalia Avelino Cintra e Ana Paula Martins.

Som da Raw Audio, com produção de Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira, e direção musical de Hilton Raw.


Criação pela PROS de Leonardo Calvão, Maria Confort e Alexandre Fukugava, Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, com direção criativa de Maria Cláudia Vasconcellos e Thiago Aranha.

Aprovação de Renata Gomide, Marcela De Masi, Raquel Abdala, Ligia Monteiro, Mayara Miranda, Maria Victoria Lima, Luceli Miola, Leticia Pamplona, Nicolas Pscheidt e Thais Ferreira.