Festivais

PALESTRANTE ARTIFICIAL ABRIU O EL OJO 2022

Publicado em
João Totus, palestra inédita no El Ojo

João Totus, personagem criado com inteligência artificial, abriu oficialmente a 25ª edição do festival internacional de criatividade El Ojo de Iberoamérica.

O trabalho de construção do palestrante é da Dentsu Creative, que agrupou com a Inteligência Artificial os 362 diretores criativos mais premiados durante a história do festival. Combinou seus rostos com tecnologia moderna.

O resultado foi o rosto e a voz de um ser humano, composto por 294 homens criativos e 68 mulheres. E o insight, a clara necessidade de apoiar com ações mais concretas a diversidade de perspectivas e visões que El Ojo já teve desde sua criação e contribuir para diminuir ainda mais a lacuna de gênero na indústria da criatividade.

“”Este ano o festival celebra 25 anos premiando e celebrando os melhores profissionais, as melhores empresas e os trabalhos mais criativos da Ibero-América e tivemos a ambição de marcar este primeiro quarto de século com uma mensagem icônica que realmente destacou a qualidade humana do nosso trabalho, seus protagonistas, e que incluiu todos nós que contribuímos para esta indústria”, disse Santiago Keller, fundador e CEO do El Ojo de Iberoamerica.

“O festival tem sido uma construção coletiva entre todos nós que dele participamos: Presidentes de júris, júris, oradores, premiados e assistentes. Juntos construímos o mais importante festival internacional com perspectiva latina do planeta. Com este objetivo em mente, desafiamos a Dentsu a encontrar o insight mais adequado para este desafio, sem lhes dar quaisquer restrições. Naturalmente, queríamos ver para onde deveríamos ir no futuro”, completou Santiago.

“Este processo criativo tem sido um dos nossos favoritos até hoje. Adoramos poder fazer parte desta jornada junto com Santiago e sua equipe, poder realizar e celebrar esse conjunto de criatividade de alta qualidade que temos na Ibero-América e como nós mesmos podemos ajudar a avançar nesse propósito ter trabalhos criativos que ajudem a mudar a sociedade para melhor e reflitam com mais precisão o que nosso público deseja”, afirmou Marisa González, Diretora Administrativa da Dentsu Creative Espanha.

“Quisemos chamar a atenção para um olhar ao futuro e mudar a sociedade. É por isso que este ano, na nossa palestra de abertura, tivemos João como Orador apresentando esta situação e reafirmando o compromisso que El Ojo já tem nesse sentido”, explicou Santiago.

Conforme ele lembrou, o festival tem praticado ações concretas, como por exemplo registrar 45% dos Júris ao longo dos anos presididos por mulheres, o incentivo com o Prêmio + Mulheres a ter mais mulheres à frente das áreas criativas das agências e também mais cineastas mulheres, e sempre apresentar temas de diversidade nas conferências e workshops.

O El Ojo de Ibero-América 2022 acontece até a próxima sexta-feira (11)em Buenos Aires com a participação de 16 presidentes de júri, 350 jurados, mais de 40 conferências internacionais, regionais e locais e a participação de milhares de pessoas pessoalmente ou acompanhando na plataforma de streaming do festival.

Além disso, este ano El Ojo inaugura um novo reconhecimento para homenagear aqueles que nestes 25 anos fizeram contribuições significativas para a transformação mação da indústria, e contribuiu para levar a Latin Talent ao lugar de relevância global que alcançou. Os primeiros homenageados a entrar no Latin Talent Hall of Honor são Marcelo Serpa do Brasil e Ramio Agulla e Carlos Bacceti da Argentina.