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PFIZER ESTAMPA E COMBATE PRECONCEITO

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Depois de aplicar dermatite atópica em famosas obras de arte, a Pfizer continua sua campanha contra o preconceito sobre a doença e estampa uma caso real na sobrecapa da atual edição da revista Vogue.

Com criação da DM9, projeto inédito chama a atenção para doença inflamatória na pele, que esconde dores que não são visíveis, principalmente aquelas provocadas pelo preconceito, a discriminação e a indiferença.

Para aumentar o nível de conhecimento das pessoas e despertar o interesse sobre a dermatite atópica, a Vogue retrata uma pessoa com a pele marcada pela enfermidade, dentro da campanha “A Realidade na Pele”.

“É muito bonito ver o resultado dessa capa: uma pessoa com dermatite atópica empoderada e representando milhares de pacientes que, assim como ela, podem sofrer com o preconceito e incompreensão dessa condição”, afirma Nina Lucato, diretora executiva de criação da DM9.

“É um trabalho que tem como função inspirar outros pacientes e revelar uma doença ainda escondida. A união dessas duas forças fez com que a escolha criativa de lançar uma campanha na capa da Vogue fosse quase natural”, complementa.

Além da imagem impactante, a sobrecapa da Vogue deste mês também conta com uma reportagem informativa que traz informações sobre a dermatite atópica e relata a experiência de quem convive com ela.

“Estamos falando de lesões localizadas em partes do corpo que, muitas vezes, realmente ficam expostas no dia a dia. Quando falamos abertamente sobre o tema, desfazemos mitos e mostramos que a doença não é contagiosa, por exemplo, ajudamos a criar um ambiente social mais empático para os pacientes, combatendo o preconceito e os prejuízos emocionais que ele pode acarretar aos pacientes”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.

A estratégia criada pela agência para esse trabalho de comunicação também envolveu a comunidade médica. Para sensibilizar os médicos na criação de uma conexão maior com seus atuais e futuros pacientes com dermatite atópica, a Pfizer criou uma exposição fotográfica inédita. A mostra contou com um ensaio realizado pelo fotógrafo Gustavo Lacerda e fez parte das atividades do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em São Paulo, no mês de agosto.

Além das fotos, a exposição também conta a história dos pacientes e sua relação com a enfermidade, por meio de relatos que foram capturados durante a campanha. “Entrar na intimidade dessas pessoas foi uma experiência maravilhosa. Ouvi-las, admirá-las e perceber que elas, pouco a pouco, foram ficando à vontade em simplesmente serem e se mostrarem como são. Espero que elas, como eu, tenham notado que a liberdade de nos respeitarmos como somos é uma das formas mais potentes de beleza”, declara o fotógrafo Gustavo Lacerda.

A dermatite atópica é mais do que uma erupção cutânea. “Estamos falando de uma inflamação que pode e deve ser controlada, tanto para melhorar a qualidade de vida do paciente como para evitar complicações. As lesões também tornam a pele mais suscetível a infecções bacterianas secundárias, por exemplo”, explica Adriana.

Essa não é a primeira vez que Pfizer e DM9 recorrem ao poder da arte para fomentar reflexões importantes sobre dermatite atópica. Em 2021, a exposição A Realidade na Pele da Arte rodou o Brasil estampando as lesões causadas pela doença em obras de arte clássicas. No experimento, quatro artistas foram convidados a reproduzir lesões de pessoas reais na pele de pinturas emblemáticas, como Mona Lisa (Leonardo da Vinci), Moça com o Brinco de Pérola (Johannes Vermeer), O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli), Rosa e Azul (Pierre-Auguste Renoir), entre outras.

Complementa a campanha uma série de vídeos com depoimento de pacientes, produzidos pela Polvo Content, com direção de Gustato Tissot, fotografia de Gustavo Vargas e produção executiva de Ana Maitê Frölich. Som da Mission Music com direção musical de Gabriel Soster.

Criação de Marina Maia, Leonardo Marques, Paulo Costa, Elaine Maia, Lucas Martins, Lincoln Ureshino, Douglas Spernega e Thamara Brallion, com direção criativa de Nina Lucato, direção executiva de Daniel Ottoni e direção geral de Criação de Ícaro Doria. Arte final de Leandro Monea e Debora Viana.

Aprovação de Luan Silva, Sergio Mendes, Alessandra Souza, Glaucia Souza e Miriane Lage.