Livros

O MUNDO MUDOU E NEM PERCEBEMOS

Publicado em
Murilo: um olhar diferente

A relação entre o Marketing atual e o comportamento do consumidor, em forma de provocações, é o tema de “Fora do Automático”, livro do especialista em Comunicação Murilo Moreno.

Como diretor de Marketing da Nissan, aprovou o comercial “Pôneis Malditos”, criado pela Lew’Lara/TBWA, vencedor da primeira edição de “O Melhor Comercial do Brasil”, do SBT, em 2011.

Em sua trajetória, eleito um dos 100 homens de Marketing do mundo pela AdAge Global, também contribuiu para o salto da Fiat, do 4º para o 1º lugar em vendas, e da própria Nissan, da 13ª para a 6ª posição no ranking nacional de montadoras.

Atualmente, dedica-se a compartilhar seus aprendizados com os novos profissionais do mercado através de sua consultoria, seus canais nas redes sociais e de suas aulas de planejamento de comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

“Fora do Automático” será lançado no próximo dia 22 de setembro, a partir das 19 horas, na livraria Drummond do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Murilo Moreno tem um olhar diferente para as coisas do dia a dia. No livro, ele conta aquilo que vemos todos os dias e não percebemos. Em suas redes sociais, ele traça um retrato das mudanças no comportamento do consumidor e no marketing das empresas, mudanças tão sutis que passam despercebidas até que um dia você parece que acorda e se pergunta: quando foi que mudou que eu não notei?

Agora é hora de ter uma visão maior. Pois quando você pisca, tudo já mudou. Será que conseguiu perceber a mudança? Você virou digital e não se lembra quando. Passou a se preocupar com a sustentabilidade sem nem perceber. Mudou de marca de sabonete e nem sabe por quê.

Esta é a proposta do livro, ou seja, mostrar as alterações nas empresas e no comportamento do consumidor que acontecem ao nosso redor e que nem sempre notamos. Mas ter a capacidade de perceber tais mudanças e as novas tendências aumentam ainda mais a capacidade dos profissionais de marketing e comunicação.

Sair do automático é uma das coisas mais difíceis que existe. Segundo o executivo, é o primeiro passo para você aproveitar melhor a sua vida. Murilo é mineiro, formou-se em publicidade na Universidade Federal de Minas Gerais e é Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina.