Festivais

MEGACITIES SHORT DOCS NO BRASIL

Publicado em
“Debaixo da ponte”, de Felipe Moraes, premiado em 2019

Festival de documentários cidadãos focados em questões sustentáveis, chega ao país através de parceria entre a ONG Metróple du Grand Paris, criadora do evento, e o portal São Paulo São.

O festival, lançado há 8 anos na capital francesa, destaca iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo através da produção audiovisual.

A participação é aberta a realizadores de cidades com mais de um milhão de habitantes, e são 530 no mundo, incluindo as 35 mega-cidades e também a Grande Paris.

A ONG Métropole du Grand Paris, que premiará os ganhadores de sua 8ª edição na capital da França, visa encorajar as pessoas a se envolverem com o tema, mas acima de tudo a atuarem por um mundo mais unido e respeitoso com o planeta.

No Brasil, a marca e o Portal São Paulo São, que lidera a iniciativa, vai
avaliar e premiar categorias e realizações a partir do conceito da “Cidade de 15 minutos”, que inspirou o seu projeto “São Conexões” lançado em 2021 e voltado para o assunto.

“Trazer para o Brasil o ShortDocs, convidado por Carlos Moreno é uma honra. É o reconhecimento de nossos esforços na produção de conteúdos, discussões e eventos que estimulem a reflexão sobre a boa convivência nas cidades. O concurso é uma grande oportunidade para que, através da produção audiovisual, se possa revelar e inspirar novos projetos e iniciativas de impacto positivo nas cidades”, diz Maurício Machado, criador do portal São Paulo São.

No Brasil, o festival conta com apoio da Escola Superior de Propaganda & Marketing,  Associação dos Profissionais de Propaganda, Câmara de Comércio Brasil-França, Secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, SP Cine, grupo Meio & Mensagem, Portal Earth News Terra e Editora Trip.

O  festival é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um
curta-metragem de no máximo 4 minutos destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades. Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, poder público, instituições e empresas.

“Numa época em que o mundo está se tornando cada vez mais urbano, as grandes metrópoles estão enfrentando desafios comuns, como por exemplo a crise climática. Esta iniciativa permite a estas metrópoles unir forças para encontrar novas soluções e desenvolver a solidariedade, a fim de imaginar cidades respeitosas ao meio ambiente e oferecer espaços de vida adaptados às novas gerações, integrando-as ao mesmo tempo nas áreas urbanas em geral, afirma Patrick Ollier, Presidente da Métropole du Grand Paris.

A cerimônia de premiação desta edição do Festival vai acontecer em 8 de dezembro de 2022, no MK2 Quai de Seine, em Paris.

Em edições anteriores dois brasileiros foram premiados: Rafael Machado (“O Plantador”, 2017) e Felipe Moraes (“Debaixo da Ponte”, 2019).

As inscrições estarão abertas até 15 de outubro no site do festival para realizadores nas maiores cidades do mundo que queiram traduzir, através da produção audiovisual, iniciativas, soluções e inovações em cinco categorias.