Ação Social

CADEIRAS QUE VIRAM A HISTÓRIA DO PACAEMBU

Publicado em
Rivellino: quebra de tabu

Inaugurado em 27 de abril de 1940, o estádio do Pacaembu se tornou ícone turístico da cidade de São Paulo e palco de grandes momentos esportivos do país.

Em 2019, através de consórcio e parceria entre a concessionária Allegra e a Universal Music Brasil, foi iniciada uma reforma que vai proporcionar, em novembro de 2023, um complexo que além do gramado para a prática do futebol, vai abrigar hotel, lojas, cafés e galeria de arte.

Em homenagem ao local que foi palco de disputas históricas a Tok & Stok lançou a campanha “Cadeiras Originais Pacaembu”, com criação da agência DPZ e renda da venda revertida para a ONG Fundação Gol de Letra, entidade sem fins criada em 1998 pelos tetracampeões mundiais Raí e Leonardo.

A Gol de Letra promove a educação de crianças e adolescentes por meio do esporte, cultura e formação para o trabalho.

O projeto foi pensado para ressignificar peças que seriam descartadas com a reforma do estádio. A Tok & Stok e a administração do Complexo Pacaembu firmaram um acordo para comercializar as cadeiras que podem eternizar história do estádio na casa dos torcedores.

Através do upcycling (reaproveitamento de objetos) das conchas originais das icônicas arquibancadas amarela e manga, a linha Cadeiras Originais Tok & Stok Pacaembu ganha nova vida e traz cadeiras baixas e bancos altos, preservando as cores, números e marcas originais, com seus arranhões, riscos e descascados. A edição é limitada e cada peça é única e exclusiva.

A campanha Cadeiras Originais Pacaembu é apresentada com o filme “Senta que aqui tem história”, que mostra personagens que protagonizaram histórias marcantes no Estádio como Roberto Rivellino, craque icônico do Corinthians, Marcos, ex-goleiro do Palmeiras e do penta, Formiga, recordista de jogos pela seleção brasileira, Pepe, histórico parceiro de Pelé no Santos, Caio Ribeiro, Campeão da Copa SP de Futebol Júnior em 93 pelo São Paulo, Elano, que levantou o troféu da Libertadores pelo Santos em 2011, e Édson Sorriso, o locutor oficial do Pacaembu e Dona Bárbara Tormes, torcedora que esteve no jogo inaugural do estádio.

Cada um dos integrantes desse time cheio de histórias, engajados na causa beneficente da ação, permitiu o uso de seus depoimentos e cedeu seus direitos de forma totalmente gratuita, sem qualquer cobrança de cachê.

“Essas cadeiras têm muitas histórias pra contar. E aqui temos a chance de começar novas histórias. É valorizar e celebrar o passado, pra proporcionar um futuro melhor para muitas crianças”, diz Rodrigo Vezzá, diretor de Criação da DPZ.

As peças estarão disponíveis na loja física da Tok & Stok Pinheiros em São Paulo Capital e serão vendidas em lotes que serão renovados nos dias 13 e 22 de agosto. Será permitida a compra de até 4 unidades de cadeiras por CPF. www.tokstok.com.br

Criação de Samoel Junqueira, João Palma e Fred Sekkel, com direção criativa de Rodrigo Vezza e Pedro Reis, direção executiv a de Fabio Mozelo e direção geal de Benjamin Yung Jr.

Aprovação de Adriana Brito, Renata Saad, Andrea Pupo, Fernanda Correa e Maria Barreira.