Prêmios

PESQUISA ELEGE NUBANK, GOOGLE E MERCADO LIVRE

Publicado em

A edição 2022 do prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil, apresentada nesta sexta-feira (10) pela Superunion do grupo WPP, revista Isto É Dinheiro de consultoria TM20, apontou Nubank, Google e Mercado Livre como vencedoras.

O resultado é baseado em dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta proprietária da WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, constituindo o maior estudo global sobre as percepções do consumidor em relação às marcas.

A análise de dados e o desenvolvimento dos rankings foi realizada pela Superunion, consultoria de marca da WPP, e pela TM20. São parceiras do projeto a Economatica, Brazil Panels, ESPM e Grey. Os resultados do estudo foram apresentados pela IstoÉ Dinheiro, em evento na ESPM, em São Paulo.

Esse ranking é publicado desde 2003 pela revista IstoÉ Dinheiro e, desde seu início, Eduardo Tomiya, sócio-fundador da TM20, tem sido o coordenador técnico do estudo.

O estudo apresentou três rankings, sendo o primeiro considerando As Marcas Brasileiras Mais Fortes, com Nubank na liderança. O segundo ranking, com as Marcas Internacionais Mais Fortes presentes no Brasil, teve o Google no topo, e o terceiro, que aponta as Marcas Brasileiras Mais Valiosas, que tem o Mercado Livre em primeiro lugar.

Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil, explica que os critérios para a elaboração do ranking obedecem a normas e um processo rígido de avaliação de marcas, com dois componentes muito importantes: análise financeira e análise de atributos da marca.

“Muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, explicou o CEO da Superunion.

“O BAV é o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo, auxiliando as empresas da WPP a potencializar a criatividade com os melhores dados e insights”, explica Mariana Pagano, head de Estratégia e Dados da Grey e Líder do BAV no Brasil.

Os dados do BAV para o Brasil são baseados em pesquisa de natureza qualitativa, com base em 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1600 marcas.

Além do Nubank, foram consideradas as Marcas mais fortes do Brasil, a Tramontina, iFood, O Boticário, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Natura, Sebrae, Cacau show e Brastemp.

No ranking de Marcas Globais mais Fortes no Brasil, liderado pelo Google, figuram a seguir YouTube, WhatsApp, Netflix, Instagram, Windows, Samsung, Android, Disney e Apple.

No ítem Marcas mais Valiosas do Brasil, que apontou a liderança Mercado Livre com R$ 11,4 bilhões, seguem-se Itaú – R$ 8,2 bilhões, Bradesco – R$ 4,2 bilhões, Vivo – R$ 3,7 bilhões, Nubank – R$ 3,6 bilhões, Natura – R$ 2,9 bilhões, Magazine Luiza- R$ 2,5 bilhões, Skol – R$ 1,7 bilhão, Petrobras – R$ 1,7 bilhão e Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão.