Televisão

TV REPRISA LEÃO DE OURO DE MILTON GONÇALVES

Publicado em

Projeto conjunto da TV Globo, Coca-Cola e WMcCann, o especial de Natal 2019 com Milton Gonçalves, ator falecido nesta segunda-feira (30), será reprisado nesta terça-feira (31) na Sessão da Tarde da emissora.

O programa deu vida ao primeiro Papai Noel negro da TV Brasileira e competindo no Cannes Lions 2020/21 com o título “Black Santa”, foi premiado com Leão de Ouro na categoria Entretenimento.

A inédita parceria comercial “Juntos a Magia Acontece” resultou em uma ação 360º, envolvendo ações de conteúdo na programação, branded content, product placement, naming rights e a cobertura de 10 caravanas promovidas pela Coca-Cola em todo o país.

Além do protagonista Milton Gonçalves, o elenco foi majoritariamente formado por atores negros. Conta a história de um avô que, deprimido pela morte repentina de sua esposa, que tenta ocupar seu tempo e se candidata a uma vaga de Papai Noel em um shopping center. Recusado e ironizado por sua cor, ele é salvo por um plano mirabolante de sua neta de distribuir presentes na vizinhança às vésperas do Natal. A ideia ganha adesão e ele acaba se tornando o Papai Noel das caravanas da Coca-Cola.

Mais de 15 milhões de pessoas assistiram ao programa e as ações digitais renderam 5 milhões de impressões na web. O especial atingiu #1 Trending Topic no Twitter no Brasil, além de ter ficado na lista mundial por 4 horas.

Milton Gonçalves, nascido em 9 de janeiro de 1934 na cidade de Monte Santo, Minas Gerais, foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e gráfico em São Paulo, antes de se tornar ator. Seu crachá na Globo tinha o número 141.

Após fazer teatro infantil e amador, estreou profissionalmente em 1957, no mítico Teatro de Arena, na peça “Ratos e Homens”. Em depoimento ao site Memória Globo, afirmou que o preconceito racial foi um trauma em sua vida, e que a carreira artística o salvou.

Um dos artistas mais destacados do país, em 2008 inerpretou o personagem Romildo Rossi, um político corrupto, em “A Favorita”, novela de João Emanuel Carneiro, atualmente no ar na TV Globo, no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Entre tantos personagens de especiais e folhetins, em 2019 na minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora”, inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, mesmo ano em que viveu o aposentado Orlando que se tornou Papai Noel no Especial de Natal.

Seu último trabalho na emissora foi na série “Filhas de Eva”, produzida para o serviço de streaming Globoplay, lançada em março do ano passado.

No cinema, participou de filmes como “O Beijo da Mulher Aranha”, “O Que É Isso, Companheiro?”, “Carandiru” e “Segurança Naciona”, em 2010, quando fez o papel do primeiro presidente negro da história do Brasil.