Memória

SUCESSO TAMBÉM NA PROPAGANDA

Publicado em
Breno Silveia (Divulgação)

Breno Silveira será sempre lembrado por “Dois Filhos de Francisco”, filme de estreia como diretor, em 2005, campeão de bilheteria nos cinemas do país. Como fotógrafo, seu primeiro sucesso foi em “Carlota Joaquina”, de 1995. Sua carreira conta com inúmeros outros trabalhos vitoriosos, inclusive na Propaganda, para marcas como Chevrolet e Bradesco.

O cineasta faleceu no último sábado (14) de infarto, aos 58 anos, quando iniciava as filmagens de “Dona Vitória”, no município de Vicência, Pernambuco, longa protagonizado por Fernanda Montenegro. Seu mais recente sucesso foi a série “Dom”, cuja segunda temporada acabou de ser gravada.

Até chegar à telona como uma dos mais talentosos diretores de cena, Breno chegou a realizar campanhas publicitárias com a mesma sensibilidade. “Fábrica de Sonhos”, comercial para a General Motors é um de seus trabalhos mais brilhantes (assista abaixo).

Não por acaso Hugo Rodrigues, hoje chairman da WMcCann, lembrou em suas redes sociais, com muito carinho, dos projetos que desenvolveram em parceria.

Com Fernanda (Foto de Caio Mitidieri)

Em depoimento recente, Breno lembrou da primeira vez que foi chamado pelo publicitário, ainda na Salles, para um filme que ele imaginava ser um simples varejo. Não era, como não foram os trabalhos que Hugo criou para a Chevrolet e que marcaram sua carreira.

“Hoje me orgulho de ter feito e constatado como o mercado evoluiu”, disse Breno na ocasião.

Entre outros trabalhos na Propaganda, Breno dirigiu um filme épico para o Bradesco, “Pra Frente! Quem Nunca Pensou em Desistir?”, com locução de Pedro Bial, “Comercial com Música“, protagonizado por Jorge Ben, e “Quarteto Fantástico“, ambos para Chevrolet.

Formado em cinema na École Louis Lumière, de Paris, Breno se tornou sócio da Conspiração Filmes, que em comunicado nas redes sociais escreveu: “Esta é uma perda insuperável. Perdemos um amigo e uma referência, um dos nossos maiores cineastas e um símbolo da cultura e da arte brasileira”.

O diretor também tem em seu currículo a direção de “Entre Irmãs (2017)”, “Gonzaga: de pai para filho”(2012) e “Era uma vez” (2008), além da série ”1 Contra Todos”, a obra brasileira mais indicada ao Emmy Internacional na história.