Fotografia

PERSONALIDADES EM P&B POR ADERI COSTA

Publicado em
Gisele: Clique para ampliar

Reconhecido como um dos principais fotógrafos do país, com destacada atuação na publicidade, através de trabalhos para marcas como Itaú, Visa, Santander, Petrobras, Banco do Brasil, Heineken e Technos, entre tantas outras, lança nesta quarta-feira (4) seu livro “Cais”.

A obra, editada pela ArteEnsaio, com fotos realizadas entre 2018 e 2019, teve seu lançamento adiado em 2020 por conta da pandemia.

O trabalho traz em quase 300 páginas uma linguagem artística com fotos em preto e branco de diversas personalidades brasileiras de segmentos como arte, música, jornalismo, moda e esporte retratadas na região do Cais do Porto, no Rio de Janeiro.

Entre os retratados estão Ruth de Souza, Vera Fischer, Ísis Valverde, Claudia Ohana, Gilberto Gil, Alinne Moraes, Glória Maria, Patricia Poeta, Ilze Scamparini, Sergio Marone, Bruno Cabrerizo, Hermeto Pascoal, Gisele Bundchen, Cintia Dicker, Fernanda Tavares e Giba.

Na capa, a imagem da atriz Paola Oliveira já ressalta toda a poesia de Aderi Costa nas fotos em tons de preto, branco e cinza que destacam beleza, melancolia e drama em cada situação retratada,

“Desde o começo, a minha intenção neste projeto foi fotografar artistas e personalidades da mesma maneira como eu clicava pessoas simples na roça, da região onde eu nasci, no início da minha carreira. Utilizando apenas a luz da janela”, diz  Aderi.

Brunet: Clique para ampliar

A região do Cais do Porto, no Centro do Rio de Janeiro, é também o local onde Aderi Costa inaugurou em 1999 o maior estúdio de fotografia e locação do estado. Além de contar com dois espaços voltados exclusivamente para fotografia, o Studio do Cais passou, em 2010, a ter um estúdio de cinema.

Nascido em Cabrais, município de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, Aderi pensou em ser ator. Mas, tímido, acabou se tornando fotógrafo de elenco. Já no Rio de Janeiro, em 1978, fez still para filmes como “Amante Latino” (1979), de Pedro Rovai e “Menino do Rio” (1982), de Antonio Calmon. Ingressou na publicidade trabalhando no estúdio da DPZ, agência mais criativa na época, onde aprendeu a trabalhar com equipamentos cada vez mais sofisticados.

Criador de uma luz única, Aderi Costa abriu seu primeiro estúdio em 1988, no Rio de Janeiro e se tornou um dos mais importantes fotógrafos do mercado publicitário, vencedor do prêmio Fotógrafo do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) nos anos de 2002, 2009 e 2014.

Pelas suas lentes já passaram tops como Shirley Mallman e Gisele Bundchen. Um dos ensaios com Gisele foi publicado no livro da modelo, lançado em 2015. Nele, Aderi aparece ao lado dos maiores nomes da fotografia mundial como Irving Penn, Peter Lindberg, Steven Meisel e David LaChapelle.