Empresas

DIAGEO APOSTA NA CATEGORIA TEQUILA

Publicado em
Guilherme: premiunizar o consumo

Diageo promove Guilherme Martins a diretor global de Marketing para a categoria de Tequila e Don Julio. Missão do executivo é fortalecer um dos negócios na Diageo que crescem acima da média de destilados no mundo.

Martins, que passou por diversas categorias de produtos na companhia, se muda para o México onde vai integrar um time com foco em seguir o crescimento consistente da categoria além dos Estados Unidos e México.

Outro objetivo é atender às demandas de premiunização da bebida, à medida em que o consumidor em todo o mundo tem se mostrado cada vez mais aberto a conhecer e degustar novos drinks e sabores.

Entre julho e dezembro de 2021, a categoria tequila na Diageo cresceu globalmente 56%, enquanto a companhia apresentou um aumento de 20% nas vendas líquidas orgânicas e 31% no portfólio Reserve, reforçando o potencial de sofisticação do consumo.

“Por muitos anos, a bebida esteve associada aos shots. Essa percepção está mudando e a tequila está ganhando a participação dos consumidores e preferência como produto premium, diante da diferenciação e versatilidade dos líquidos, potência em sabor e possibilidade de misturas”, explica o executivo.

“Estou honrado com desafio e com a oportunidade de imersão em uma cultura e um líquido com tanto potencial de seguir construindo, com muita responsabilidade, nosso objetivo de premiunizar o consumo: É sobre beber melhor e não beber mais”, completa.
A trajetória de Guilherme Martins na companhia teve início em novembro de 2016, com a responsabilidade de construir novo posicionamento para a marca Ypioca. Após 10 meses, o diretor recebeu o desafio de liderar a categoria de Whisky no mercado do Brasil, Uruguai e Paraguai com o principal objetivo de reposicionar importantes marcas do portfólio como Johnnie Walker, Old Parr e Black&White.

Em 2019, assumiu a unidade de negócios de luxo (Diageo Reserve), e foi responsável por liderar iniciativas com o objetivo principal de fomentar a cultura da coquetelaria no Brasil, com foco principal no desenvolvimento da categoria de Gins e incluir destilados no segmento de presenteáveis.
Acumulando quase duas décadas de experiência em Marketing, antes de ingressar na Diageo, o executivo trabalhou na Whirlpool Eletrodomésticos, Natura e General Mills.