Campanhas

BRASTEMP LAVA DESCULPAS DESLAVADAS

Publicado em

Desculpas masculinas comuns entre aqueles que não dividem as tarefas domésticas, como “Não sei como faz”, “quando fui fazer, você já tinha feito”, “eu disse que ia lavar depois”, “você não pediu pra te ajudar”, “mas precisa ser agora?”, reforçam a falta de equidade de gênero.

Como parte de sua estratégia de combate aos estereótipos dentro de casa, a Brastemp reforça sua campanha lançada em maio, “Brastemp Edição Compartilhada”, e lança novo filme “Desculpas Deslavadas”, com objetivo de reforçar a discussão sobre os lugares e papéis atribuídos às mulheres. 

Assinada pela FCB Brasil, a nova campanha é resultado do debate gerado pela marca, quando a Brastemp também provocou seus consumidores sobre o tema.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento do IPEA de 2018, enquanto 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa, apenas 56% dos homens realizam a tarefa de forma rotineira.

Segundo um levantamento do coletivo Think Eva, realizado em maio e em parceria com a Brastemp, semanalmente, mulheres adultas gastam em média 21 horas nos afazeres domésticos, que incluem tarefas relacionadas à manutenção das roupas, como separar, estender, tirar do varal, passar, dobrar e guardar, tempo aproveitado pelos homens para a realização de outras atividades.

A campanha busca instigar a mudança de comportamento como solução para a disparidade do tempo dedicado ao cuidado com as roupas entre homens e mulheres.

 “Lavar as roupas é uma atividade de todos, não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa, já que segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explica Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool.

“A informação sobre como lavar roupa ou realizar as tarefas de casa está ao alcance de todos. Muita gente que diz que não sabe como fazer, desempenha tarefas tão complicadas ou até mais do que essas. As desculpas são tão rasas e deslavadas que a gente literalmente resolveu lavá-las”, brinca Marcelo Rizério, ECD da FCB Brasil. 

Para isso, a campanha conta com camisetas estampadas com algumas das piores desculpas que as pessoas dão para não lavar as roupas. O tecido possui uma tecnologia em que a tinta se desfaz ao ser colocado na máquina de lavar e ter contato com a água. Por isso, depois de lavadas, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.  

“A Brastemp, como a marca que trouxe a máquina de lavar roupas automática para o Brasil, tem o papel de levantar essa discussão, e as desculpas e as dúvidas para não dividir as tarefas não colam mais. Elas são tão ultrapassadas que vão ser expostas em um irônico Museu das Desculpas, criado no Pinterest para engajamento com os consumidores”, comenta Allyne.

A #LaveSuasDesculpas permeia todos os conteúdos produzidos para a ação, desde seus vídeos, posts em redes sociais e discurso de influenciadores. Divulgada com filme em mídia digital e em elevadores residenciais, a campanha também será tema de discussão no programa “Altas Horas” da Rede Globo.

Estratégia, criação, produção e Mídia de Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Becker, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Carolina Andrade, Carolina Ferreira, Eliane Bernardino, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Isabela Katayama, João Albertini, Juscelino Vieira, Kaue Sá, Leticia Hengles, Liandra Monteiro, Lucas Buled, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Marta Carvalho, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Priscilla Olegario, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Sâmia Reiter, Teresa Urbano, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Thiago Iusim, Tiago Moralles, Tiago Santos.

Produção da Landia & M&A. com direção de cena de Aline Lata, direção de arte de Rafa Blass e produção executiva de Valentina Baisch. Som da Cabaret, maestro Guilherme Azem e produção de Bruno Peras. Locução de Michele Bittencourt.

Aprovação de Andrea Salgueiro, Gustavo Ambar, Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Wendel Teixeira e Stefany Saraiva.