Agências

DDB INVESTE EM ESPORTES ELETRÔNICOS

Publicado em
Pipo Calazans: Hub para unir marcas ao e-Sports

O grupo ABC e DDB Latina, do grupo Omnicom, trazem para o mercado brasileiro a nova estrutura da rede DDB voltada para negócios e ações de marketing na área de esportes eletrônicos.

A DDB FTW (For The Win) é a primeira rede global de agências especializada em e-Sports e Gaming. O publicitário Pipo Calazans CEO da Sunset DDB, vai assumir o comando da nova rede no mercado brasileiro, com operação na sede da agencia.

Lançada em outubro do ano passado em Praga, a DDB FTW é liderada pelo CEO Darko Silajdžić. O objetivo da rede é ajudar as marcas a navegar e entrar em uma das categorias de entretenimento que registram os maiores índices de crescimento no mundo.

A proposta de atuação une o poderoso know-how internacional do mercado de esportes eletrônicos da rede FTW com o alcance global e a expertise que a DDB tem em estratégia, criatividade, design de negócios, inovação e tecnologia.

Além da República Tcheca, a DDB FTW está presente em Hong Kong, Alemanha, França, Itália, Rússia e Suécia. Na América Latina, ela também contará com escritórios na Argentina, Guatemala, México e Peru.

A América Latina é considerada uma das regiões-chaves para o mercado mundial de esportes eletrônicos. Globalmente, de acordo com pesquisas do setor, o segmento de e-Sports, especificamente, tem receita projetada para alcançar US$ 1,1 bilhão em 2021. Já o mercado total de Gaming pode alcançar uma receita de US$ 180 bilhões neste ano. Em 2020, a América Latina movimentou cerca de US$ 6 bilhões no segmento. Dados de 2018 apontam o Brasil com uma receita de US$ 1,5 bilhão, com 75,7 milhões de jogadores.

Estima-se que os gastos mensais dos consumidores com jogos no México e no Brasil cresceram, em média, 50% durante o ano passado. A audiência do e-Sports deve crescer mundialmente para 474 milhões de pessoas neste ano, aumento de 8,7% em relação ao ano passado. Já a audiência de streaming de jogos alcançará o número de 728,8 milhões de pessoas em 2021.

“A DDB FTW é a primeira rede global criada especialmente para ajudar os anunciantes em um segmento que é inovador e muito inclusivo, com a participação de pessoas de todas as idades e de diferentes estilos de comportamento. A chegada da nova rede ao Brasil é a nossa forma de colaborar efetivamente com as marcas que querem se comunicar com os milhões de consumidores que se identificam como gamers”, diz Cristiano Muniz, presidente do grupo ABC.

“As marcas têm oportunidade de atuar em uma comunidade com um nível de engajamento gigante. Além de ser uma opção de negócios para os clientes da Sunset DDB, a nova rede é um grande hub para unir outras marcas do mercado a grandes especialistas em e-Sports”, explica Pipo Calazans.

“A indústria de jogos está passando por mudanças rápidas, as redes de jogos estão se tornando mais sociais e isso impacta as marcas diretamente. Estamos prontos para abraçar as tendências de jogos para garantir que as marcas possam entregar uma estratégia de consumo precisa com base na compreensão da cultura”, afirma Juan Carlos Ortiz, presidente e CEO da DDB Latina.

“Em um mundo em mudança dominado por notícias de pandemias e distanciamento social, estamos vendo uma aceleração das macrotendências em todas as categorias. E nenhuma com mais impulso e potencial do que jogos e esportes”, resume Darko Silajdžić.