Cinema

CUBA, SONHOS E PESADELOS

Publicado em

Curta-metragem produzido pela Saigon Filmes, “Gloria” mostra uma Cuba que ao mesmo tempo comemora o fim do embargo econômico norte-americano, uma quase realidade, e enfrenta a resistência dos seguidores de Fidel Castro. 

O filme dirigido por Vellas retrata as transformações capitalistas da ilha e a nova realidade de seus habitantes. Alfonso, personagem principal da trama, ainda é um dos milhares de cubanos que festejam a derrota dos Estados Unidos na invasão da Baía dos Porcos, ou La Batalla de Girón, ocorrida há 60 anos e promovida por exilados treinados pela CIA.

A produção é criação de Mauricio Bouzon e Vellas e o roteiro é assinado por Mauricio Bouzon, com produção executiva de Marcelo Altschuler. O filme foi rodado na ilha caribenha por meio de parcerias e equipes locais.

O enredo envolve três gerações de uma família disfuncional: Alfonso, Glória e Paco, respectivamente avô, mãe e neto. Eles vivem os dramas e os fantasmas enfrentados por cada um, agora ainda mais fortes devido à abertura econômica, que mexeu com o cotidiano.

Alfonso, militar comunista ferrenho, sofre com o provável retorno de um algoz de seu passado: o marido de sua filha, Glória, exilado devido ao regime de Fidel e agora anistiado.

Glória, por sua vez, se vê cada vez mais oprimida e apagada pelos homens que a rodeiam, tendo que conviver com a teimosia agressiva de seu pai, a infelicidade de seu filho, Paco, a ganância de seu atual marido, e o sumiço do único homem que amou na vida e a abandonou grávida.

Paco, por sua vez, luta intensamente por mais autonomia e liberdade em meio a uma família representada por um avô autoritário. O enredo se desenrola com cenas e diálogos marcantes diante de uma Cuba em ebulição.

“Eu tenho uma relação longa com Cuba. Já fui sete vezes pra Ilha e toda vez fico muito deslumbrado com aquele povo. E desde então fiquei com muita vontade de fazer uma obra audiovisual por lá. O curta surgiu durante uma conversa de bar com o Mauricio Bouzon, roteirista do curta. Na ocasião, relatei algumas de minhas experiências por lá. A partir disso, fomos criando uma historia baseada em fatos reais, mas com uma pitada ficcional”, diz Vellas.

O filme foi inscrito nos principais festivais internacionais e também do Brasil, sendo selecionado pelo júri em doze deles. O circuito de cinema ficou prejudicado com a pandemia.

“Muitos festivais foram cancelados e outros exibiram tudo online, o que tira um pouco da graça. Mas mesmo assim valeu a pena fazer o filme girar por aí. Estamos conversando com alguns canais que se interessaram pelo curta, e possivelmente será exibido em breve por algum canal ou player”, continua o diretor.

“Trata-se de uma história de ação composta de ritmo intenso e estética forte, mas também um coming of age com flertes dramáticos, trazendo todos os elementos que um bom western contemporâneo pede em sua receita”, define Vellas. passar momentos de tensão em uma cadeia cubana. A polícia local achou que as balsas cênicas usadas para a filmagem na praia eram verdadeiras, usadas para fugir do país, e prendeu parte da equipe. Após uma noite tensa, o mal-entendido foi resolvido, nós fomos liberados e a cena de fuga na praia foi feita com êxito”, conta.

Atualmente, Glória percorre um intenso circuito de festivais ao redor do mundo, como Montreux Independent Film Festival, Miami Independent Film Festival, Prague Film Awards, San Francisco AHITH, New Jersey Film Festival, Barciff Barcelona, València Indie Film Festival, ARFF Paris e Asti International FIlm Festival.

Elenco: Alfonso – Manuel Porto, Alfonso joven – Gustavo Novaes, Juan joven – Emanuel Galbán, Juan viejo – Yasmani Guerrero, Gloria joven – Andrea Doimeadiós, Gloria vieja – Yerlin Pérez, Paco – Jaslys Ramírez, Pedro – Carlos Massola.