Produtoras

INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO AUDIOVISUAL

Publicado em
Gabi e Helder: diversidade (foto de Camila Othon)

LadyBird, que se posiciona como uma produtora criativa audiovisual que constrói e vivencia narrativas diversas é a novidade do mercado, pilotada por uma mulher e um homem negro.

Em nome da inclusão diversidade em todas as suas forma, os sócios Gabi Brites, diretora executiva, e Helder Fruteira, diretor criativo, comandam um time de profissionais de diferentes histórias e experiências.

O mercado cinematográfico brasileiro é uma indústria protagonizada por homens brancos segundo um levantamento da Agência Nacional do Cinema. Em 2016, 75,4 dos 142 longas-metragens lançados comercialmente no país foram dirigidos por eles, enquanto as mulheres responderam por 19,7% dos filmes e apenas 2,1% foram dirigidos por homens negros. Nenhum filme naquele ano foi dirigido ou roteirizado por uma mulher negra.

A LadyBird conta com os diretores Aisha Mbikila, Diego Martins, Giorgia Prates, Hudson Rodrigues, Lili Fialho, Luisa Dalé e Zoe Guglielmoni.

“Somos um espaço de conexão entre diferentes backgrounds interessados nas transformações do mundo”, diz Gabi. “Tantas conexões exigem do grupo rupturas diárias de paradigmas para a sustentação do propósito da empresa. É por isso que esperamos para lançar oficialmente a produtora Queríamos parceiros verdadeiramente alinhados ao que desejamos imprimir no mundo”, completa.

“Como resultado desta equipe diversa, conseguimos oferecer, a cada trabalho, recortes contemporâneos, permitindo processos de aprendizagem e promovendo transformações sociais visíveis”, diz Helder Fruteira.

“O encontro de corpos é urgente. Não podemos esperar nem mais um minuto. São muitas lentes e enquadramentos que precisam ser usados. Sem narrativas diversas, a potência da linguagem se torna repetitiva e estéril”, detalha Gabi.

“O mundo está em plena transformação. Os conceitos empresariais estão sendo repaginados. A ideia de relações verticais e imperativas não cabem em 2020. Acreditamos que não existe mais lado cliente-agência-produtora criativa. Precisamos estar juntos, todos lado a lado, para somar e realizar um processo mais amoroso e contundente”, afirma.

A LadyBird tem como sócio o Grupo Papaki e atua na produção e na direção de brand content, filmes publicitários, canais de YouTube e séries. Entre os projetos realizados pela sua equipe de diretores, filmes para Unilever, Itaú, Nestlé e Salt Our Nature (marca americana de produtos naturais voltada para mulheres). Além de clipes para SomLivre e Universal.