Cinema

CINE É FINALISTA EM LONDRES

Publicado em

A 5ª edição do New Renaissance Film Festival selecionou “As filhas de Bernarda” (The Daughters of Bernarda), da CINE, como um de seus 15 finalistas, como melhor obra da categoria “Filme de Dança”.

Dirigido por Ivan Abujamra, o filme retrata o espetáculo de sua tia, Clarice Abujamra, numa adaptação de “A Casa de Bernarda Alba”, clássico da dramaturgia do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca.

Ivan mostra em película o drama do exílio desesperado a que foram submetidas as filhas de Bernarda após a morte do pai. O NRFF lança mundialmente os vídeos nesta quinta-feira (10).

A peça de Lorca começa e termina com morte. Pepe el Romano é objeto de desejo de Angustias, a irmã mais velha. Para Adela, a caçula, ele é a única possibilidade de amor e liberdade. Adela encontra sua liberdade na morte. A obra foi escrita em 1936, mesmo ano do assassinato do poeta, vítima da guerra civil espanhola aos 38 anos.

“As Filhas de Bernarda” narra, através da dança Flamenca, a história das cinco filhas constantemente censuradas em seus desejos e confinadas à solidão. Ainda assim, o desejo se impõe e traz momentos de euforia, dor, esperança e conflitos. Ivan Abujamra, diretor de cena da produtora Cine, estreou como iluminador de teatro nessa peça na sala Sergio Cardoso, em São Paulo.

 “Desde os primeiros encontros com a Clarisse no estúdio de Flamenco, acompanhei o desenvolvimento da narrativa e coreografia  com o objetivo inicial de idealizar um desenho de luz para o espetáculo. Foram muitas etapas de ensaios, a maioria no estúdio de Flamenco da Ale Kalaf, depois um ensaio no estúdio da CINE onde fiz alguns testes de luz, até chegarmos no teatro”, diz Ivan.

“Ao mesmo tempo eu estava documentando fotograficamente todo o processo, o que me ajudou a estudar as formas, os movimentos e profundidades da dança, para finalmente desenvolver a iluminação final do espetáculo levando em consideração os cuidados e intenções da Clarisse e Bailarinas com a coreografia que leva a assinatura coletiva do elenco. Com todo este envolvimento eu estava enxergando o espetáculo de uma forma própria e tive a certeza que era hora de filmar uma das apresentações para expressar este olhar. Foi uma empreitada intensa e a entrega de todos os envolvidos foi fundamental para o resultado final”, complementa.

Todo o processo de filmagem foi realizado em apenas um dia. Para isso, foram necessários dois ensaios gerais e uma apresentação até que todos os takes fossem contemplados para um filme fiel ao espetáculo. Estiveram em cena as bailarinas Ale Kalaf, Carol Corrêa, Ximena Espejo, Fernanda Viana e Nina Molinero.

“Quando vi o filme finalizado, entendi que havia ali algo maior. Agradeço à CINE, pela disposição em apoiar mais esse projeto e também a todos os parceiros que se aventuraram nessa produção”, finaliza Ivan.

Música original composta por Allan Harbas, no cajon Lucas Ruedas, mixagem e Cello de André Abujamra. Com direção de fotografia de Ivan Abujamra e Eduardo Carapito, montagem de Lucas Camara, color grade de Sergio Cicinelli e supervisão de pós-produção de Marcos Eduardo.