Datas

NINGUÉM CALAVA ESSA VOZ

Publicado em
Enio Mainardi: 24/5/1935-8/8/2020

Polêmico, irreverente, crítico, mas, sobretudo, genial. Com Enio Mainardi se vai um pedaço vitorioso da propaganda brasileira. A voz que ninguém calava ficou em silêncio pela terrível Covid-19, como confirmou seu filho, Diogo, neste sábado (8).

Publicitário brilhante especialmente nos anos 70, Enio criou slogans icônicos como “O bom uísque você conhece no dia seguinte”, “O elefante mais amado do Brasil, “O macarrão da mamma” e, principalmente, “Vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”

Natural de Pindorama, no interior paulista, Enio Mainardi morreu aos 85 anos na capital, internado por ter contraído o coronavírus.

Fazia publicidade com ideias fortes, conceitos consistentes, frases curtas e grande destaque para as marcas que atendia, na Proeme e depois na Enio Mainardi Propaganda, que vendeu no final dos anos 90 para o grupo Newcomm de Roberto Justus.

Enio também se notabilizou pelo seu jeito peculiar de ser e trabalhar. Na avenida Brigadeiro Luis Antonio, um de seus endereços, mantinha uma academia na agência e um cachorro enorme que recepcionava as visitas.

Irredutível em suas convicções, nos últimos anos utilizou sua conta no Facebook para repercutir seus comentários sobre absolutamente tudo, inclusive política. Seu último post, em 25 e julho, foi uma reprodução de uma de suas famosas frases, escrito exatamente um ano antes: “O amor pesa mais do que é possível suportar”.

Em dezembro de 2011, uma entrevista com ele fechou a série “Personalidades” do ano do nosso Videoblog. Um encontro para mim memorável. Pouco mais de 13 minutos rindo com o verdadeiro Enio Mainardi. (Reveja abaixo)