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CÃES ONLINE COMPRAM NA PETZ

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Através da inédita aplicação de tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial, o Pet-Commerce, novo serviço online da rede Petz permite que cães escolham os produtos que seu dono vai comprar.

O projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de A.I identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado item. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.

A partir de agora, quem acessar o site da Petz vê um banner, que remete ao Pet-Commerce. Basta clicar e começar a diversão. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet, seja computador, tablet ou celular, capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto, representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos.

“Quando a Ogilvy nos trouxe essa ideia achamos incrível porque tem tudo a ver com o que acreditamos. Que a ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele, ou seja, a verdade que o amor por um pet não tem limites”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz. 

Para que essa identificação seja possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. “Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.

Para construir a melhor experiência de navegação possível para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados. Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, eles não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, para completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.

A partir do momento que o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Como Pet-Commerce ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes para a Petz”, afirma Zimerman. O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro pode vir a ser estendido para gatos também.

Sob o comando do CCO Félix Del Valle, a criação é de Guilherme Moreira, Eduardo Doss e Diego Wortmann, com direção executiva de criação de Márcio Fritzen.

Videocase produzido pela Hogarth, com direção de Daniel Bontempo, fotografia de Gabriel Rinaldi e direção de arte de Rebeca Ukstin. Som da Punch Áudio, com produção de Mariano Alvarez e locução de Cristiano Pinheiro.