Opinião

POPEYES RESPONDE NO MESMO TOM

Publicado em

Dercy Gonçalves teria hoje 111 anos de idade. Morreu em 2008, com mais de um século de uma vida dedicada ao teatro, cinema e televisão. Desde cedo independente, fugiu de casa aos 17 para se juntar a uma trupe de mambembes.

Foi estuprada pelo namorado de quem se separou logo após o nascimento da filha, Dercimar, hoje com 82 anos. E fez sua carreira sozinha, com sua irreverência e linguajar escrachado, recheado de palavrões.

Artista ícone do humor brasileiro, ela voltou, “ressuscitada” em holograma, através de campanha publicitária da rede de fast food de frango frito Popeyes, principal concorrente de KFC.

E se na imprensa se destacaram muitas críticas de internautas, na realidade o vídeo da campanha tem mais aprovações do que reclamações. Além disso, com o mesmo bom humor da protagonista, a marca responde com irreverência a cada ataque, de mal-humorados, de politicamente corretos e até de veganos que se referem à matança das aves que compõem o cardápio da casa.

A campanha teve mais de 80% dos comentários positivos e neutros, sendo que o Facebook foi o canal que concentrou 72,8% das interações. E tanto Popeyes quanto F.biz sabem que nem sempre uma campanha tem aprovação unânime do público, ainda mais quando ela é ousada e usa uma personalidade autentica como a Dercy Gonçalves.

E assim Popeyes também vai acumulando awareness apesar de ter chegado há menos de um ano no país e operar apenas um punhado de lojas. A mensagem “Um frango frito F#&*” está totalmente de acordo com o portfólio de expressões de Dercy.

Com aprovação, e obviamente com negociação, a família autorizou o uso de sua imagem, como acontece com outras celebridades já em outro plano, uma forma também de homenagear seu legado.

Ao contrário dos contrariados, muita gente acha a propaganda divertida e adequada à uma declaração da própria comediante, que em 2002 declarou ao também já pertencente a outro mundo, Clodovil, que frango era sua comida preferida.

Além do filme, a campanha se desenvolve também através de uma interação da imagem em holograma de Dercy com o público em restaurante da rede no shopping Guarulhos.

Quem vive Dercy nas ações em vídeo e holograma é o ator Fred Mascarenhas, que emprestou sua voz e movimentos faciais para compor a personagem.

Ponto para o diretor de Marketing de Burger King, dono da marca Popeyes no Brasil, Ariel Grunkraut, que apostou na ideia, defende, se diverte com o resultado e bancou o trabalho criativo da Fbiz, agência criadora da ação, sob o comando do VP da área Alessandro Bernardo e produção da Midiadub.