Mercado

VML Y&R CONFIRMA INDEPENDÊNCIA

Publicado em
Laloum, Quintela e Taralli: novo grupo de agências

A VML Y&R Global anunciou hoje a formação do Grupo VMLY & R no Brasil para abranger as agências de operação independente Y&R e VML. O novo grupo será liderado por Marcos Quintela, nomeado CEO do Grupo VML Y&R, e os respectivos presidentes de agência David Laloum e Fernando Taralli.

A informação foi antecipada por este Blog em matéria publicada na última terça-feira (27).

A justificativa, também apontada anteriormente, é a capacidade de crescimento das duas marcas em um mercado prioritário, como é o brasileiro. Não mencionado no comunicada da nova agência global do WPP mas igualmente importante para a tomada da decisão, é o conflito de clientes importantes para as duas empresas.

A fusão determinada pela WPP visa, na maioria dos países, oferecer um trabalho digital moderno da VML, contando com o apoio criativo da Y&R.
“O Grupo VML Y&R oferece valiosa sinergia entre nossas principais operações no Brasil, à medida que expandimos os investimentos em novas tecnologias e capacidades que melhor atendam nossos clientes. Este novo modelo nos permitirá alavancar ativos e ferramentas compartilhados à medida que antecipamos oportunidades e necessidades emergentes neste mercado em rápida evolução”, disse Jon Cook, CEO global da VMLY & R.

David Laloum lidera a Y&R Brasil como presidente desde janeiro de 2016. Nomeada líder de mercado nos últimos 16 anos, segundo o ranking da Kantar Ibope Media, a Y&R Brasil tem mais de 300 funcionários e apresenta uma carteira de clientes com muitos dos maiores anunciantes do país, incluindo : Vivo, Itaipava, Casas Bahia, Ponto Frio, Santander, Sanofi, LG, Danone, entre outros.
A VML Brasil, operando há quase sete anos no país, é uma das agências de publicidade que mais crescem no Brasil. Com 140 funcionários e escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a agência é liderada por Fernando Taralli desde 2011.

Seu portfólio de clientes inclui grandes marcas nacionais e internacionais como AOC, Mobly, Nespresso, Raízen/Shell, Netflix, Oi e Viacom/Porta dos Fundos. Pelo menos metade dessas contas são totalmente atendidas (comunicação on e offline) apenas pelo VML.
Para Taralli, que também liderará a integração operacional no mercado latino-americano ao lado do diretor regional da VML Y&R LATAM, John Lynn, o modelo de grupo adotado no Brasil é o resultado de uma profunda análise e compreensão do mercado brasileiro e de suas necessidades em evolução.

Com o lançamento do VML Y&R Group, a marca Newcomm não será mais utilizada. O grupo, fundado por Roberto Justus e associado ao WPP, administrava ainda as agências Grey Brasil e Wunderman, esta também em processo de fusão com a JWT. Marcos Quintela continua como sócio e acionista daquelas agências, além da Red Fuse e Ação Premedia.

A nova VML Y&R é uma agência de marketing global que aproveita a criatividade, a tecnologia e a cultura para criar marcas conectadas. A agência é composta por cerca de 7 mil em todo o mundo, com escritórios principais em Kansas City, Londres, Nova York, São Paulo, Xangai, Cingapura e Sydney. A VML Y&R trabalha com clientes como Colgate-Palmolive, Danone, Dell, a Electrolux/Frigidaire, Ford, Office Depot, Pfizer e Wendy’s.