Opinião

DEUS SALVE O NEY!

Publicado em

O menino que não cresceu promete, com aval da Gillette, reverter outra frustração do futebol brasileiro

A dúvida era saber qual dos 11 patrocinadores de Neymar teria a coragem de lançar uma nova campanha com a marca que ficou manchada após a Copa da Rússia.

Melhor seria ele próprio, através de uma entrevista para toda a imprensa brasileira, justificar o comportamento que lhe rendeu chacota mundial.

Mas coube à Gillette, com quem ele tem contrato de publicidade desde 2015, assumir o papel de tutora do menino que continua menino aos 26 anos.

Essa é a terceira vez que uma marca se arrisca a ligar sua imagem à maior promessa do futebol brasileiro deste século depois de uma traquinagem ou insucesso.

Em 2011, aos 19 anos, Neymar Jr. foi “salvo” pela Nextel após provocar a demissão do técnico do Santos por insubordinação. Em 2014, após o fracasso da seleção na Copa do Brasil, a Claro lhe deu mais um voto de confiança.

O texto de Bruno Bux, ECD da Grey, é brilhante, mas com algumas pequenas adaptações o desabafo poderia servir também para outras personalidades que se julgam injustiçadas pelo mundo.

Segundo a agência, o projeto foi elaborado a quatro mãos, consideradas como duas a própria Grey mais a Gillette, e as outras duas de Neymar Jr, ou Neymar pai, na verdade a empresa Neymar.

O conceito “Um novo homem todo dia” até tem a ver que o principal produto da marca, que refaz diariamente a aparência masculina através de suas lâminas de barbear.

Mas dificilmente vai mudar uma personalidade de quem conquistou quase tudo na vida sem se importar com a opinião alheia. Neste comercial ele diz que sim, e pede apoio para provar que quer melhorar.

Pesquisa realizada pela Gillette em 10 países com 5 mil homens, constata que ao ficar em frente ao espelho, 60% dos homens pensam em como tornar o dia melhor possível.

A campanha baseia-se nesse levantamento, com uma reflexão de Neymar sobre seu atual momento como jogador de futebol.

Ao participar desse projeto, fica claro, também, que a empresa Neymar Jr. está muito preocupada com o desgaste publicitário de sua imagem, nos últimos tempos ligada a um comportamento inadequado a um ídolo do futebol.

Para a Gillette, é uma oportunidade de lançar novas lâminas, com embalagens tão reformuladas quanto se espera sejam as atitudes do jogador.

A mensagem é que não importam os desafios enfrentados, quando o homem reflete e se agarra à uma chance de se tornar melhor, com diz a diretora de Marketing da marca, Juliana Moretti.

Para a agência, é a campanha de uma marca que tem intimidade com o homem, suficiente para fazê-lo reconhecer suas forças e fraquezas e se reinventar, explica o VP de Criação da Grey, Adriano Matos.