Ação Social

MOVIMENTO VISA RESSUSCITAR O PINHEIROS

Publicado em
Reis e o time de publicitários

A exemplo do que aconteceu com os famosos rios europeus Sena, Tâmisa, Tejo e Reno, por exemplo, o movimento #VoltaPinheiros é lançado para conscientizar o governo de São Paulo sobre a importância de restauração do Pinheiros, que corta parte da capital entre as zonas sul e oeste, onde se concentram grandes empresas.

O objetivo é mobilizar a sociedade civil para que se ela torne o principal canal de discussão do futuro do rio, para tirá-lo do esgoto do esquecimento.

Uma grande parcela da população paulistana passa diariamente pelo Rio Pinheiros sem enxergá-lo como tal. O movimento lembra que saindo da inércia, o rio poderia ser usado para fomentar a economia, como fonte de lazes e de transporte. Atualmente, serve apenas como depósito para decomposição de dejetos domésticos, lixo e proliferação de mosquitos.

A iniciativa é de um grupo de publicitários liderados por Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made.

Eles visam colocar o Pinheiros no centro das atenções e convidar sociedade civil, empresas, organizações não governamentais e órgãos responsáveis para que se reúnam, como parceiros coautores, para elaborar um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos.

“Quando vamos nos mobilizar por algo público que não seja partidário ou político? Quando vamos lutar pelo espaço público de forma real e perene? Nós brasileiros olhamos muito para o privado e pouco para o coletivo. Temos que melhorar nosso engajamento social e sermos mais proativos”, diz Marcelo Reis, mineiro que viu com tristeza o Rio Arrudas, em Belo Horizonte, ser destruído.

“Apesar de não ser paulistano de nascimento, quero tentar fazer minha parte como morador desta cidade que me acolheu há mais de 20 anos”, justifica.

Para o início do movimento, foi escolhida esta quinta-feira (21 de setembro), em que se comemora o Dia da Árvore e no qual são feitas várias ações voltadas ao meio ambiente e à ecologia.

O projeto será lançado com iniciativas em escolas públicas e privadas que já aderiram ao movimento #VoltaPinheiros.

Entre as escolas que já abriram suas portas para esta campanha de mobilização estão Tide Setubal, Visconde de Porto Seguro e Santa Cruz. Ao longo desta semana, essas escolas irão promover uma programação especial que eleva a importância da discussão à respeito da proteção das águas e da natureza.

Na programação destas escolas, constam atividades como videoconferências com representantes de diversos países, expondo cases de sucesso de conservação das águas em nações como Colômbia, França, Espanha, Índia e Alemanha.

Em paralelo, uma campanha publicitária está ganhando as ruas para engajar as pessoas no movimento. A ação de comunicação envolve um manifesto, site e página no Facebook do movimento , além de mídia out of home e material promocional, como camisetas, sacolas, folhetos explicativos e adesivos para carros.

Também foram produzidos dois vídeos e alguns spots de radio incentivando a população a compartilhar mensagens em suas redes sociais. Os filmes são protagonizados por jornalistas, personalidades e celebridades que já abraçaram a iniciativa, como o músico e ator Thaíde, o cantor Jairzinho, a atriz Tania Khalill, a atriz Gabriela Duarte e sua filha, Manuela, a jornalista Mariana Godoy e a fotógrafa Marina Klink.