Sem categoria

MARKETING JOGA A CRISE PRA ESCANTEIO

Publicado em
Denise: estratégias para minorias

Sob o tema geral “Grandes Ideias enfrentam a crise unindo marcas e consumidores”, a programação de palestras do 7º Fórum de Marketing Empresarial pretende comprovar a eficiência do setor na solução dos problemas causados pela turbulência econômica do país. O evento, promovido pelo LIDE, grupo Doria e Editora Referência, será realizado de 2 a 4 de setembro no Sofitel Jequitimar Hotel do Guarujá, com a presença de cerca de 400 participantes. O encontro, já reconhecido como o principal do marketing das principais empresas do país, reúne dirigentes e executivos de anunciantes, agências de publicidade, veículos de comunicação e fornecedores de serviços do mercado.

Saraiva: ao lado do consumidor

A edição 2016 do Fórum, uma iniciativa de João Doria Jr em parceria com Armando Ferrentini, terá o comando de Luiz Furlan, chairman do Grupo de Líderes Empresariais, direção de Gustavo Ene, CEO do LIDE e coordenação de Conteúdo e do prêmio LIDE deste colunista. Entre os palestrantes deste ano, Denise Figueiredo, diretora de Marketing da Natura, vai falar sobre o tema “Derrubando Preconceitos”, mostrando com as marcas amplia seu público-alvo com estratégia dirigida às minorias. Ela vai mostrar como as empresas da área de Beleza investem cada vez mais em campanhas que privilegiam públicos específicos. A Natura se destaca há vários anos com estratégias e ações abordando o preconceito que atinge etnias, diversidade sexual e faixas etárias avançadas.

Freire: consumo responsável

O assunto “Política de Preços” terá como expositor Alberto Saraiva, fundador do Habib’s, maior rede de fast food do Brasil, que apresentará as campanhas que posicionam o Varejo ao lado do consumidor. Dono de mais de 400 restaurantes de comida árabe do país, Saraiva foi um dos primeiros empresários a se engajar na luta contra a retração da Economia, oferecendo promoções de desconto em benefício do consumidor. Newton Freire, presidente da Diageo Brasil, Uruguai e Paraguai, que abordará o tema “Consumo Responsável”, vai falar sobre a coragem da indústria de bebidas em investir no marketing social enaltecendo o consumidor consciente.

Tracanella: digital para todos

Dona de marcas como do uísque Johhny Walker, desde 2008, com a implantação da “Lei Seca” no trânsito brasileiro, a Diageo já aplicou mais de R$1,5 milhão em ações com #HojeNãoDirijo”, que paga corridas de táxi para consumidores que abrem mão de dirigir após tomar bebida alcoólica. Eduardo Tracanella, Superintendente de Marketing do Banco Itaú, comanda a palestra “Imagem Tecnológica das Marcas”, mostrando como as empresas reforçam sua imagem digital para atrair o cliente do mundo moderno.

Enzo linguagem universal

A campanha “Digitau”, por exemplo, posicionou a instituição como uma das principais empresas do setor e a campanha das amigas octogenárias Lilia e Neuza mostrou que a simplicidade da tecnologia do banco permite ser digital em qualquer idade. Finalmente, Enzo Devoto, vice-presidente de Marketing da Unilever, abordando o tema “Marketing Unificado”, vai explicar a razão das multinacionais adotarem o mesmo conceito para toda uma linha de produtos. A unificação de slogans atende à globalização e proporciona às empresas conversarem com consumidores em todos os países onde atuam, uma vez que a Internet difunde conceitos mundiais e cria públicos afinados com a imagem das empresas através de um único idioma.