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MELHOR DEVOLVER DO QUE PERDER

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KY Gel da DPZ: início das polêmica em Cannes

A história dos Leões brasileiros perdidos em Cannes começou muito antes da polêmica causada nesta edição 2016 do festival pela campanha da Almap BBDO para aspirina, da Bayer, acusada de machismo. Há 14 anos, anúncio da DPZ para KY Gel, da Johnson & Johnson, conquistou 2 troféus no festival, cassados pela direção do festival. Comunicado do anunciante afirmando que não havia aprovado as peças foi fundamental para a decisão. Além disso, a conta, na época, já estava em outra agência, a McCann Erickson, que ajudou a botar lenha na fogueira. Quatro anos depois desse episódio de 2002, e como lição do ocorrido, Lew,Lara e Giovanni FCB não esperam o comando do evento se manifestar. Anteciparam-se e abriram mão dos respectivos Leões de Bronze. Naquela edição de 2006 do Festival de Cannes, o filme da Lew,Lara para Schincariol já havia concorrido no ano anterior, sendo, portanto, inabilitado. O troféu da Giovanni foi devolvido por decisão do próprio presidente da agência, Paulo Giovanni, indignado com a série “Ovo”, “Chupeta”, “Feto” e “Ursinho” para a ONG Ipas. Conforme declarou Giovanni, a campanha que tratava de aborto fora criada e inscrita por profissionais que já não atuavam na agência, à revelia de sua direção. Em 2011 a série “Professor” e “Princesa”, da Moma para Kia Motors premiadas com Prata em Print e Bronze em Outdoor, foram acusadas de incentivo à pedofilia. O motivo para a cassação dos Leões, porém, foi a falta de provas de veiculação. Nesta edição de 2016, a força das redes sociais é que levantou a polêmica. Campanha da Almap BBDO para Aspirina relaciona o constrangimento de divulgação de vídeos íntimos à uma simples dor de cabeça. Para as vítimas, no caso mulheres. Com o pedido oficial de retirada de todas as peças para Bayer inscritas no festival, feito pela agência à direção do evento, o Leão de Bronze no Outdoor Lions está automaticamente devolvido. A decisão afetou também o Bronze conquistado en Print com “Box” e “Careca”, para o mesmo anunciante. Nota da Almap reflete sua correção de postura, conscientizando-se de que mesmo sem intenção de minimizar o prejuízo de quem sofre os efeitos de exposição íntima nas redes sociais, cometeu ato falho na produção dos anúncios.

Aspirina: sem intenção de constranger

O comunicado: “A Almap BBDO lamenta que o anúncio de Aspirina, do nosso cliente Bayer, tenha causado constrangimentos e esclarece que não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza. Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro. Por esta razão, já entramos em contato com a direção do Festival de Cannes e solicitamos a retirada imediata das peças de nosso cliente Bayer”.