Televisão

GLOBO OFICIALIZA ENTREGA DIGITAL

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Oscar Dardo no comando

Após adiamento estratégico da data inicialmente marcada para 9 de maio, a Rede Globo de Televisão implanta oficialmente nesta segunda-feira (6 de junho) o recebimento digital obrigatório de filmes publicitários. A partir dessa data, os comerciais comprados nas Origens Globo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Sul, que inclui os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, só serão recebidos e gerados para todo o Brasil em formato digital pelas quatro empresas com plataformas homologadas pela emissora: Adstream, A+V Zarpa, Adtoox e Casa Vaticano. Com isso, a Globo atinge 50% do seu volume total de tráfego de materiais e dá o pontapé inicial para a digitalização completa do sistema, o que deve ocorrer até o final deste ano com a inclusão das demais afiliadas. Quando a compra de mídia não acontecer em uma Origem Globo, ainda será permitido entregar fisicamente as fitas de comerciais durante esse período. Record, SBT, Band e Rede TV! vão observar o funcionamento do sistema e já estão estudando também para exigir o material digital, em data a ser fixada. Além da qualidade das peças e da facilidade operacional às agências e emissoras, o benefício maior será do anunciante, que pagava 900 reais pela geração via satélite e passa a pagar, agora diretamente à Globo, 375 reais. As empresas homologadas receberão um percentual da emissora. A coordenação geral desse processo é do diretor de Operações Comerciais da Globo SP, Oscar Dardo. A transmissão digital de comerciais via streaming no país começou em janeiro de 2012 com a Zarpa Media (hoje A+V Zarpa), líder neste segmento na América Latina. Desde aquela data, a Globo se preparou para operar o sistema e em seu boletim oficial BIP havia fixado a data de 9 de maio para iniciar oficialmente o processo, data então postergada para esta próxima segunda-feira.  Com isso, o disco físico, ou fitas copiadas, começam a ser descartadas nesse processo, o que gerou reclamações da APRO, a associação das produtoras de imagem, que pedem uma participação financeira no negócio.