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BRASIL: 131 PRÊMIOS E GP DE FILME

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"100", da F/Nazca para Leica: mais um GP

A exemplo do que já havia ocorrido no Fiap, realizado em maio no México, e no Cannes Lions 2015, quando ganhou o inédito Grand Prix de Filme para o Brasil, “100”, da F/Nazca para Leica Gallery, também conquista o prêmio máximo de Cine/

GP de Tercer Ojo: passeata de hologramas

TV na 18º edição do El Ojo de Iberoamerica. Foi o terceiro GP brasileiro no El Ojo 2015, e o país encerrou sua participação no festival com 131 troféus no total, com31 Ouros, 47 Pratas e 50 Bronzes, além dos 3 GPs. O mesmo “100” já havia ganho o Gran Ojo de Produção Audiovisual e a campanha “Carnes Nobres”, da PPM para Tendal Grill, o GP de Produção Gráfica.

O Sal que se vê: GP de Inovação

Essa conquista do filme de Leica consolida a conclusão de que a publicidade realmente mudou. Como já vinha acontecendo em Cannes, o melhor comercial não tem mais cara convencional. Trabalhos para a Internet ocuparam o espaço dos antigos filmes de 30 segundos e apresentam uma nova roupa da comunicação moderna, viável em várias plataformas. Tanto, que nessa área de Cine/TV o Brasil só ficou com 5 prêmios, sendo 4 de Bronze além do Ouro de Leica.

Via Pública: câmera para ultrapassagem

Além disso, outras áreas tradicionais como Gráfica e Rádio ficaram desertas em termos de Grande Prêmio, mostrando que jurados já não se empolgam mais com trabalhos nos antigos formatos. Nem mesmo Campanhas Integradas teve GP. Outras áreas, por outro lado, comprovam as mudanças da comunicação. Em Inovação, o case “O Sal que se vê”, da Grey Argentina para Fundação Favaloro, mereceu o Gran Ojo. Trata-se de um trabalho que visa diminuir o consumo de sal da população do país. Para tanto, produziu embalagens de vidro com sal colorido, justificando o título da campanha. Assim, enxergando o produto, o consumidor se conscientiza de que tem que dosar a ingestão em níveis aceitáveis para seu próprio bem estar.

Melhor Ideia: Doble Placer, 2 embalagens

Na área Via Pública, a ação “Security Truck” da Samsung, criada pela Leo Burnett também argentina, tem por objetivo diminuir os índices de morte por acidentes nas estradas do País. A solução tecnológica consiste em uma câmera na frente de caminhões e um telão em sua traseira, apresentando ao motorista que segue atrás uma visão do que o espera à frente caso opte por uma ultrapassagem. O Gran Ojo de Melhor Ideia Latina para o Mundo foi para a Lola Mullen Lowe da Espanha, com um trabalho para o sorvete Magnum. “Doble Placer” é um filme de 3 minutos estrelado por transformistas consumindo o produto como se fossem as belas mulheres que normalmente protagonizam comerciais de Magnum. O recado é pela tolerância à diversidade com o conceito “O mesmo produto pode ter duas embalagens”. El Tercer Ojo, equivalente ao Titanium Lions, concedeu seu GP para “Hologramas por la Libertad”, da DDB Espanha para a ONG No Somos Delito. A campanha é uma crítica à lei imposta no país proibindo manifestações públicas nas ruas. Anúncios e outras peças mostram uma passeata formada por pessoas em forma de holograma carregando suas faixas e cartazes de protesto em frente a prédios públicos