Mercado

AGÊNCIAS CORREM ATRÁS DA CREFISA

Publicado em

“Precisa de dinheiro urgente? A Crefisa resolve seu problema. Dinheiro certo pra quem está negativado. E ajuda você a limpar seu nome. Se seu crédito não for aprovado, você sai da loja com 100 reais”. Favorecida por um mercado ampliado pela crise econômica, a Crefisa invadiu o horário nobre da emissora de maior audiência do país e se tornou neste 2015 um dos principais anunciantes brasileiros. Estima-se que sua verba de comunicação ultrapasse os R$ 200 milhões no ano. Atentas a esse movimento, agências de propaganda de todos os portes passaram a se interessar muito por essa conta. A marca vem sendo trabalhada pela Panda Propaganda, house agency ligada diretamente à área de Marketing da empresa, com CNPJ próprio mas não certificada pelo CENP. Ou seja, em teoria pode ter o direito do desconto padrão dos veículos, revertido para seu próprio caixa, mas não deveria se beneficiar de BV. A Panda integra um grupo de 13 empresas comandado por Leila Mejdalani Pereira, que inclui a Crefisa, atual patrocinadora do Palmeiras, e a Faculdade das Américas, também ligada ao clube através do programa de sócio torcedor, com promoção de 25% de desconto em matrículas e mensalidades. Consultado sobre a política de BV adotada com relação à uma house agency como a Panda, Willy Haas, diretor geral de Comercialização da TV Globo, respondeu que “a Globo não comenta suas relações com clientes”. Diretor de Marketing da Crefisa desde abril deste ano, Cristian Gallegos afirmou que apenas a presidente pode falar pelo grupo. E após o prazo de 15 dias solicitado para avaliar a pauta, enviou a resposta: “acabo de ter o retorno da Leila e ela não concederá entrevista sobre as ações de marketing da empresa”. Segundo um dirigente de entidade do mercado, esses casos de rápido crescimento publicitário via house agency não têm vida longa. A natural concorrência de mercado, e a Caixa já contra-ataca no horário nobre com empréstimos a um público necessitado de recursos, revela as deficiências das agências da casa. Segundo ele, as caras pesquisas e a carência de profissionais de Criação, Mídia e Planejamento de reconhecida qualidade, levam anunciantes a repensar sua estratégia. Esse fato animou as agências a baterem na porta da Crefisa, não em busca de empréstimo, mas atrás de uma atrativa conta publicitária.