Prêmios

FIAP 2016 VAI PRIVILEGIAR ESTRATÉGIAS

Publicado em
Quartiermeister e Versolato, da DM9 DDB, presidente do júri de Inovação

Entre outras mudanças em planejamento para a edição 2016 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, a mais significativa diz respeito à motivação das premiações por estratégias. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20) durante o evento Pós-FIAP 2015, na ESPM-SP, por Daniel Marcet, diretor geral da mais tradicional premiação da região. A cerimônia de entrega dos troféus a agências premiadas na 46ª edição do evento, realizada em abril na Cidade do México, foi promovida pela Miami Ad School/ESPM, eleita Escola do Ano. Paulo Sergio Quartiermeister, diretor da instituição, enalteceu a conquista dos alunos comandados por Paulo André Bione, diretor Acadêmico da Miami Ad SchoolESPM.

Rodrigo Visconti e Rodrigo Castelari, da F/Nazca, Agência do Ano

Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, representante oficial do FIAP no Brasil, lembrou a performance do Brasil no México, onde liderou o ranking das nações mais premiadas. Marcet confirmou a realização da edição 2016 no México, com várias modificações. “Temos que acompanhar a evolução da comunicação e a integração das áreas. Dessa maneira, vamos reduzir o número de categorias, criadas ao longo dos anos para atender todas as plataformas.

Sandra Azedo e Fábio Natan recebem troféus da Ogilvy, com Quartiermeister, Ferrentini e Marcet

Chegamos à conclusão que temos que premiar as estratégias, independente das mídias utilizadas, e que são responsáveis pelo sucesso dos trabalhos”, afirmou Marcet.  O FIAP foi criado na cidade de Rosário, na Argentina, em 1969, para premiar a melhor propaganda da região Iberoamericana, que compreende os países da América do Sul, além de Portugal e Espanha. Depois de uma temporada inicial itinerante, o festival tornou Buenos Aires sua sede permanente entre 1990 e 2010. Entre 2011 e 2014 foi realizado em Miami e neste ano na Cidade do México, o segundo maior mercado da região, depois do Brasil. Nesta edição, o Brasil foi o país mais premiado, tendo conquistado 4 Grand Prix, 4 Copas Iberoamerica, o exclusivo Sol de Fuego para a melhor ideia, 28 troféus de Ouro, 33 de Prata e 47 de Bronze. A F/Nazca foi eleita Agência do Ano e conquistou o GP de Cine/TV com “Leica 100”, o mesmo comercial que deu ao país seu primeiro Grand Prix do Cannes Lions na área de Filmes. Além da F/Nazca, as agências brasileiras premiadas no FIAP 2015 foram Almap BBDO, Ogilvy, Leo Burnett Tailor Made, Publicis, Loducca, Salles Chemistri, Dentsu, Mullen Lowe, DM9 DDB, Africa Rio e Dim & Canzian. O país foi representado nos vários júris do festival por 10 profissionais do mercado, entre eles Marco Versolato, VP de Criação da DM9 DDB, presidente do júri de Inovação, e Sandra Azedo, diretora de Comunicação da Ogilvy, na área de RP, que estiveram presentes no evento da Miami Ad School/ESPM.