Sem categoria

DEFESA DA MULHER RENDE GRAND PRIX

Publicado em
Defesa e ataque: violência e liberdade

Há alguns anos o Cannes Lions vem aumentando sua abrangência mundial. No início dos anos 2000, uma delegação gigante da China mostrou como o festival se abria para mercados publicitários não tradicionais. O Leste Europeu, puxado pela Rússia, e a Ásia, também foram ganhando espaço no festival. E essas participações acabaram virando Leões e nos últimos anos até Grand Prix. Foi o que aconteceu este ano nas áreas de Mídia e no recém-lançado Glass Lion. Mais do que isso, com trabalhos em defesa da mulher, historicamente oprimidas nesses países pela severidade religiosa. São GPs da Libertação feminina. A Y&R de Istambul conquistou o GP do Media Lions com o app “Red Light”, para Vodafone. A aplicativo da operadora de telefonia proporciona pedido de ajuda de mulheres vítimas de violência doméstica sem que o agressor consiga identifica-lo. Funciona apenas com o gesto de balançar o smartphone. Nessa área, representado no júri por Alexandre Ugadin, da FCB, o Brasil conquistou 4 Leões: Africa (Prata para “Ticket Books” da LP&M e Bronze para First step project” da Kanui), Ogilvy (Bronze para “Mães Segurança” do Sport Club Recife) e Publicis (Bronze para “Skip Ad Festival da Sony). Já o GP do Glass Lion, que contou com Marcello Serpa representando o Brasil no júri, foi para a BBDO de Mumbai, com a campanha “Touch The Pickle”, para os lenços umedecidos Whisper, da P&G. O filme mostra que as mulheres indianas não se tornam impuras durante a menstruação, como diz a lenda do país. O Brasil não teve prêmios nessa área.