Entrevista, Sem categoria

CHIQUINHO, O PEQUENO GIGANTE

Publicado em
Isaias: expansão da marca via futebol

Em meio a marcas como Itaú, Brahma, Vivo, Nike, Gillette, Chevrolet e Sadia, uma das placas de publicidade mostradas pela TV durante o amistoso Brasil X México, no último domingo, chamou a atenção do telespectador. Chiquinho Sorvetes, um empreendimento familiar que começou em 1980, em Frutal, Minas Gerais, hoje é uma rede de franquias com quase 400 lojas em 25 estados brasileiros. A iniciativa de Francisco Olimpio de Oliveira se transformou num gigante do segmento, agora baseado em São José do Rio Preto, no interior paulista, comandado por Isaías Bernardes de Oliveira, filho do fundador. Com 35 anos no mercado, a Chiquinho Sorvetes é a maior rede de sorveterias do país após cinco anos de atuação no sistema de franchising. Com faturamento de R$ 173 milhões em 2014 e previsão de alcançar R$ 273 milhões este ano, a empresa iniciou no final do ano passado uma estratégia de marketing focada no futebol. Sua estreia ocorreu nas partidas da seleção brasileira contra Argentina e Japão, em outubro. Em abril chegou a negociar o patrocínio master da camisa do Santos F.C. (segundo fontes e não confirmado pela empresa, por 18 milhões). Seu principal objetivo é invadir as capitais do Brasil e aumentar o consumo per capita num país de clima tropical e que ainda está muito abaixo de seu potencial, com apenas 2,6 quilos de sorvete por ano para cada habitante. A seguir, o diretor presidente da Chiquinho Sorvetes, Isaías de Oliveira responde ao Blog:

A visibilidade da marca em jogos da seleção impulsionou os negócios?

Além dos amistosos de outubro, também patrocinamos os jogos contra Áustria e Turquia. Recebemos feedback positivo dos nossos franqueados e clientes. Além disso, estamos registrando um alto índice de procura pelo nome da marca em sites de busca da internet, principalmente em regiões que ainda não temos unidades, o que nos apoia na estratégia de expansão da rede.

Qual é a verba de marketing atual da empresa e quanto de publicidade é destinada ao esporte?

Por sermos uma marca com atuação em todo território nacional, priorizamos os investimentos em mídias com grande potencial de visibilidade. Entendemos que os jogos da seleção brasileira atraem o público em todas as partes do país, expondo a marca a um número muito grande de pessoas. Não temos uma porcentagem exata destinada ao esporte. Cada ação é estudada e planejada de acordo com os nossos objetivos.

Como vocês avaliaram a opinião de um colunista esportivo que não recomendou o Santos usar sua marca na camisa do clube? Preconceito?

Muitas pessoas não conhecem a história da Chiquinho Sorvetes e a expressão nacional que a marca possui no mercado de franchising e no segmento de sorvetes. Acreditamos que por isso, possam surgir dúvidas ou interpretações precipitadas em algumas situações.

Quais os próximos passos dessa estratégia e quanto ela deve representar no crescimento da marca no País?

Nossa prioridade é investir sempre em mídias que alcancem todo o território nacional. Neste amistoso entre Brasil x Honduras, faremos mais uma ação de publicidade.

A Chiquinho Sorvetes tem agência de publicidade?

Possuímos uma house agency, 100% focada e alinhada com as estratégias de expansão da Chiquinho Sorvetes. É uma agência nacional e é a única responsável pela conta da empresa.