Polêmica

TOPIC AVALIA AÇÃO NO CONAR

Publicado em

Anúncio criado e veiculado no ano passado pela R.E.F. Comunicação para a van Topic, modelo especial, utilizou o ícone de cadeirante acoplado à roda do carro. A peça inclusive foi premiada no Festival Lusos 2014, com medalha de bronze. Um outro anúncio, da Havas Worldwide para a Citroen, utiliza a mesma imagem para divulgar o C4 Lounge, também dirigido a pessoas com necessidades especiais. Os preços são equivalentes, em torno de R$ 54 mil. Na peça da Citroen, a explicação da redução do valor original de R$ 68 mil, através da isenção de IPI, IOF, ICMS e PVA. Segundo a agência da CN Auto, importadora brasileira dos veículos da chinesa Jinbei Haise, fabricante da Topic, é inadmissível que isso aconteça no mundo atual. De acordo com a  fonte da R.E.F., coincidências eram aceitas na época em que a Internet não existia e a pesquisa publicitária era realizada apenas através de publicações. A mesma fonte afirma que nos dias de hoje, quando uma campanha torna-se relevante pela conquista de um prêmio internacional, o mercado toma conhecimento imediato. Por essa razão, vai acionar o Conar por plágio. A Jinbei Haise é líder do segmento de vans na China com 60% de participação e comercializa aproximadamente 300 mil vans modelo Topic por ano.