Festivais

FIAP EXPLICA MUDANÇA PARA O MÉXICO

Publicado em

Depois de três edições em Miami, o Festival Ibero Americano de la Publicidad será realizado no México em 2015. A 46ª edição do Fiap acontece entre 22 e 24 de abril no hotel JW Marriot Santa Fe, na capital daquele país. Promovido pela primeira vez em 1969 na cidade de Rosário, na Argentina, o evento teve vida itinerante por países da região até 1989. Entre 1990 e 2011 manteve sede permanente em Buenos Aires até decidir acompanhar a evolução do mercado hispânico dos Estados Unidos. “Agora, a decisão de mudar para a cidade do México deve-se principalmente pelo interesse daquele mercado em contar com um festival internacional, e também pelo crescimento e potencial da indústria da comunicação mexicana”, justifica Daniel Marcet, diretor geral do Fiap. Ele também credita a troca de sede à aliança estratégica que firmou com o site de notícias “Roastbrief”, da Academia Mexicana de Criatividade. “O México é o segundo mercado mais importante da região e tem crescido muito em termos de criatividade publicitária”, afirma Marcet. Segundo ele, o país tem uma herança cultural riquíssima e é uma fonte inesgotável de artistas em todas as áreas, do cinema à gastronomia, passando pela música, pintura ou literatura. Ainda conforme explica o diretor do Fiap, os criativos mexicanos vêm se destacando tanto nesse evento como em outros festivais internacionais, e cinco personalidades do país já integram o Salón de la Fama do Fiap. “Podemos dizer também que a mudança para a terra Azteca não é um privilégio do nosso festival. Grandes empresas multinacionais já estão instalando suas diretorias regionais latino-americanas na cidade do México”, concluiu.