Mercado

BOM NEGÓCIO, POR UMA CABEÇA

Publicado em
Gonçalves: aposta no formato

Assim como nas decisões das corridas de cavalo, eternizadas na letra de famoso tango de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, BomNegócio.Com passou a OLX por uma cabeça. Ou por várias, considerando a atual linha da estratégia publicitária desse site. Lançada em outubro do ano passado, a campanha que utiliza cabeças de celebridades para falar por objetos usados levou a marca à vice-liderança do ranking de classificados online do Brasil 2013. BomNegócio.Com ultrapassou seu maior concorrente, OLX, atualmente em terceiro lugar. A diferença entre ambos ficou em menos de um milhão de acessos no ano (10,5 X 9,7). E não fale a qualquer um dos dois que o líder ainda é o Mercado Livre, com 25 milhões de acessos. Cobrando comissão e permitindo a ação de agentes corretores, o primeiro colocado tem uma postura mercadológica diferente. “Nosso foco é divulgar ofertas entre pessoas físicas, seja de produtos usados ou serviços”, define João Gonçalves, diretor de Marketing do BomNegócio.Com. O profissional português chegou ao Brasil em 2008 como sócio da Actual Sales Brazil, filial de consultoria de marketing fundada em Lisboa um ano antes. Gonçalves foi contratado pela SnT Classifieds em 2011 e se tornou chief marketing officer da empresa no final do ano passado. A dona da marca BomNegócio.Com é uma joint venture com sede na Noruega que junta a Schibsted e a Telenor para atuar na área de classificados online em mercados emergentes. E bota emergente nisso. Segundo o Nielsen Ibope, o segmento atingiu uma audiência de 19 milhões de usuários únicos em fevereiro deste 2014, ou 59% da audiência total de comércio eletrônico no Brasil. Aí fica fácil entender o investimento realizado em comunicação. Desde 2011, quando a NBS ganhou a conta e produziu o comercial “Esteira”, o BomNegócio.Com ficou observando o mercado até o ano passado. A campanha com Narcisa Tamborindeguy, Sergio Mallandro e o humorista Paulo Gustavo representou a nova arrancada.

Novos comerciais consolidam campanha

Em fevereiro deste ano finalmente explodiu com filmes estrelados por Supla e Compadre Washington. Além de conquistar mercado, ainda foi eleita a propaganda favorita do público. “Apostamos muito nesse formato. É uma mensagem muito clara, popular e desperta interesse no público”, comemora Gonçalves. Por essa razão é que ele garante continuar com a estratégia sem prazo definido. Em época de Copa do Mundo, o BomNegócio.Com aumentou seu investimento em cachê de celebridade e lançou comercial com o ídolo argentino Diego Maradona, produzido pela Hungry Man em Dubai. Outros vêm por aí, informa Marcello Noronha, diretor de Criação da NBS, sem  revelar os nomes.