Campanhas

QUAL A MELHOR CAMPANHA DA COPA?

Publicado em
Animação da Vivo, lançamento da semana

Há dois meses do início da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o mercado nacional acompanha uma série de lançamentos de campanhas sobre o tema. Marcas oficiais da seleção e da competição procuram se associar ao evento ampliando sua visibilidade e integração com o consumidor. Brahma, Coca-Cola, Guaraná Antarctica, Itaú, Vivo e Volkswagen iniciaram suas estratégias há algum tempo relacionando propaganda com o futebol. Esta semana, a operadora que patrocina a seleção lançou um filme em animação diferenciado, juntando avatares de jogadores, do técnico Felipão, do maior atleta desse esporte, Pelé, e de clientes da Vivo. Foi um trabalho de mais de três meses desenvolvido em conjunto pela agência DM9 DDB e a produtora Vetor Zero/Lobo. “Foi o nosso maior projeto do ano. Não foi só animação, pois participamos de todo o processo”, diz Mateus de Paula Santos, sócio da produtora e um dos diretores do comercial junto com Nando Cohen e Fernando Sanches. Ele explica que nesse caso não foi só uma animação de bonecos, mas o desenvolvimento de personagens reais que inclusive tiveram que aprovar o resultado. O filme transformou em Avatares os jogadores, David Luiz, Hulk e Bernard, além de Pelé, Felipão e clientes da operadora. Cristina Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, explica que o recurso da animação já havia sido utilizado pela marca há dois anos, com grande repercussão. “Tivemos  a ideia de retomar para marcar um momento tão importante, já que patrocinamos a seleção brasileira de futebol há dez anos. Conforme ela conta, a escolha dos personagens obedeceu a uma avaliação de que são emblemáticos e personalizam a conexão dos brasileiros com a seleção. “Nosso site Eu Vivo Esporte inclusive integra o comercial a inúmeras ações e promoções que acontecerão no ambiente digital e nos canais de contato com nossos clientes”, diz. A criação desse filme é de Felipe Gall e Marcos Mattos, com direção criativa de Marco Versolato. A trilha sonora é da Zeeg2 e a interpretação da trilha do grupo Monobloco. (Vote na enquete ao lado e dê sua opinião: quem faz a melhor campanha da Copa).