Sem categoria

JOVEM PAN, MUITO ALÉM DO ÁUDIO

Publicado em
Álvaro, Tutinha e Lelo: uma nova Jovem Pan

Inaugurada em 1943 como Panamericana, a atual Jovem Pan AM, nome que ganhou em 1965, é uma das mais importantes rádios brasileiras. Antes mesmo de completar um ano passou a integrar o grupo de comunicação de Paulo Machado de Carvalho, trocando as radionovelas por uma programação esportiva. Em 70 agregou o Jornalismo à sua grade, tornando-se referência no setor. Desde 1973 é controlada por Antonio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta) e hoje, já com a versão FM, inaugurada em 76, tem como ceo seu filho Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Foi dele a iniciativa de montar um Núcleo de Criação, visando manter a busca constante pela inovação e dar suporte ao departamento comercial, dirigido pelo Álvaro Leopoldo e Silva. O publicitário Lelo Nahas foi o escolhido para comandar essa área. “O rádio hoje não é apenas para ser ouvido, mas também visto e percebido”, diz ele. “Nosso departamento  está preparado para lidar com as infinitas possibilidades que a emissora dispõe. Uma equipe de redatores, diretores de arte e designers fazem um trabalho de branded content, com o objetivo de irradiar conceitos através de todas as ferramentas disponíveis”, explica. “Ele não é uma simples caixa de som para campanhas com spots criativos, trilhas e áudios de filmes. O rádio converge e se conecta a diferentes plataformas de rede através de texto, imagem, vídeo e som de forma interativa”, justifica Nahas. Para Tutinha, o rádio é altamente adaptável. Ele não apenas acompanhou o surgimento de novos meios de comunicação, como os agregou. “Mais do que ouvir, o público passou a interagir com o rádio”, declara. “Da mesma forma, não se pode limitar seus espaços comerciais a simples spots. A voz é usada como start de uma ação cross media planejada para repercutir a mensagem”, completa Álvaro. Nahas, também professor de Criação na Escola Panamericana de Arte, já trabalhou em agências como MPM, Almap BBDO, DPZ, Newcom Bates, DM9 DDB, Taterka, Eugenio e  Fabra Quinteiro, entre outras. Sob sua responsabilidade está também a área de Marketing da Jovem Pan, que inclui o desenvolvimento e alinhamento do branding da emissora e desenvolvimento de projetos especiais.