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PARA ANDAR UM PASSO À FRENTE

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D'Andrea e Loes: publicidade, ativação e digital

Como jurado de festivais internacionais, inclusive no Titanium e Promo Lions, Mário D’Andrea pode constatar nos últimos cinco anos que o Brasil ainda está fora dos trilhos da nova comunicação de marketing. Para ele, a atividade hoje tem uma função complexa que vai muito além da propaganda e está ligada à construção e alinhamento de marcas com o público. Como lembra, o jovem moderno de até 30 anos está há 15 navegando na Internet. Essa foi uma das razões que o levou a aceitar o convite da Dentsu para dirigir a Criação da agência no Brasil e América Latina. Como jurado em Cannes, D’Andrea lembra do case desenvolvido pela Dentsu japonesa em parceria com a Honda, criando um mapa alternativo através do GPS dos veículos para informar o melhor caminho e as estradas do País transitáveis após o Tsunami de 2011. E foi exatamente por essa visão futurista do negócio da publicidade que D’Andrea foi o único profissional com quem o presidente da Dentsu Brasil e Latina, Renato Loes, conversou após saber que Felipe Cama iria deixar o cargo de VP da agência. D’Andrea, porém, também vai comandar o comitê interno de Operações da Dentsu, formado ainda pelos VPs de Atendimento, Mídia e Planejamento. Fundada há 101 anos com a marca que significa “Comunicação Eletrônica”, a Dentsu japonesa tem se mostrado como uma das agências mais inovadoras em festivais internacionais de criatividade. “A atividade, hoje, tem que somar propaganda com ativação e digital. A idéia precisa ligar a marca ao público-alvo e depois chegar ao maior número possível de pessoas”, justifica Renato Loes. Entusiasta desse novo modelo de comunicação, ele criou na agência brasileira o “Innovation Hub”, a ser lançado no início de 2014. “Será composto por profissionais de Criação, Planejamento, Conteúdo, Marketing Esportivo e Digital, através da Lov, e terá a missão de sugerir ideias capazes de cumprir a função de ligar a marca ao público, independente de qual mídia seja utilizada”, explica. Loes assumiu a Dentsu Brasil há três anos. A agência, que atuou em parceria com a DPZ, tornou-se independente há cinco. Na América Latina, o projeto visa ter agências próprias No Chile e em mais um país do Caribe. Atualmente, opera com agências na Argentina e através de parceria no México e Colômbia. Nesse período como presidente, Loes contabiliza um maior equilíbrio entre clientes multinacionais e locais, tendo conquistado nos últimos 12 meses marcas como Sonda Supermercado, Lexus, em concorrência com JWT e Y&R e Stan Construtora.