Sem categoria

OPÇÕES À CERVEJA E EMOÇÕES SEM PREÇO

Publicado em
Costa: além da cerveja. Caldart: não tem preço

Douglas Costa, diretor de Marketing do grupo Petrópolis, e Gilberto Caldart, presidente da Mastercard América Latina e Caribe, abriram a programação de palestras do 4º Fórum de Marketing Empresarial neste fim de semana no Sofitel Guarujá. Sob o tema “Audácia para superar a crise e enfrentar a concorrência”, Douglas Costa lembrou que o consumo de cerveja no Brasil, apesar de estabilizado desde 2012, caiu quase 2,5 pontos percentuais entre 2010 e 2011. A saída do grupo Petrópolis, fabricante de marcas como Itaipava e Crystal, foi diversificar sua atuação. Além de outros tipos de produtos, como energético e isotônico, passou a investir em novos mercados, inclusive com construção de fábricas, e apostou na paixão do brasileiro ao adquirir o naming rights de duas arenas esportivas onde serão disputadas partidas da Copa do Mundo de Futebol no próximo ano. Pernambuco e Bahia, aliás, fazem parte do novo roteiro de esforço de vendas da empresa. Com 11,26% de participação no mercado cervejeiro do País, o grupo Petrópolis, entretanto é o vice-líder e corre atrás da gigante multinacional Ambev. Sua maior aposta nos últimos anos, porém, foi na marca TNT de energético, que comprou nos Estados Unidos. Com ela, ampliou seu leque de investimento esportivo e entrou no mundo do UFC e na Fórmula Um. Gilberto Caldart, da Mastercard, por sua vez, abordou de forma esclarecedora o tema “Potencialidade do esporte para gerar mercado de consumo”. Segundo ele, o consumidor atual é diferenciado e não aceita mais o simples patrocínio como forma de admirar uma marca. Dessa forma, através de contrato com a CBF, a empresa passou a executar na prática seu slogan “Não tem preço”. “Tínhamos que diferenciar a entrega dessa paixão do brasileiro. Assim, oferecemos viagens com a seleção brasileira, acesso privilegiado na compra de ingressos e pusemos 100 crianças em cada amistoso da equipe no Brasil para entrar em campo com os craques. Isso realmente não tem preço”, afirmou.