Datas

SPECIAL DOG EMOCIONA E SURPREENDE SUA CIDADE

Publicado em

Acreditando que o Bem Sempre Retorna, o Centro Cultural Special Dog, criado em 2014 inicialmente para atender colaboradores e familiares da empresa, usou a frase para batizar um grande projeto neste Natal.

Por conta da pandemia, Juliana Manfrim, gerente administrativa do centro, já em julho havia percebido que pelo segundo ano consecutivo não poderia promover a tradicional “Cantata” de final de ano, evento similar ao realizado no Palácio Avenida, em Curitiba.

Com isso, decidiu dar um presente para Santa Cruz do Rio Pardo, cidade do oeste de São Paulo com cerca de 47 mil habitantes, sede da Special Dog, uma das principais fabricantes de alimentos para pets do país.

A ideia foi produzir um curta-metragem para ficar para a história do município, concretizado com apoio do PROAC- Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O diretor Telso Freire em ação com os atores

Com indicação de Joel Jota Jr, videomaker de São Bernardo do Campo, uma equipe de produção cinematográfica de São Paulo apresentou a alma do projeto que foi imediatamente aprovado. A equipe comandada pelo diretor de cena Telso Freire e o produtor executivo Daniel Oliver Simpson, iniciou o trabalho com roteiro de Luciana Gonçalves, responsável pelo conteúdo e letra da trilha do vídeo, que foi executada brilhantemente por Maurício Gaetani.

Centenas de moradores de Santa Cruz do Rio Pardo assistiram o filme em sessões realizadas ao ar livre em 17, 18 e 19 de dezembro, em eventos que contaram também com apresentações circenses e distribuição pipocas, guloseimas e sorteios de presentes para as crianças.

A Special Dog foi criada em fevereiro de 2001 e desde o início de suas atividades ficou conhecida também pela valorização de seus colaboradores. E além de ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina ainda abraçou toda a cidade devolvendo o carinho da população com seus programas de atendimento.

O mercado Pet no Brasil, terceiro país no ranking de consumo de produtos para cães e gatos atrás apenas dos Estados Unidos e China, registra 142 milhões de animais de estimação. E a projeção de crescimento até 2025 é de 42,7%.Em 2020, o mercado Pet movimentou mais de R$ 40 bilhões no país e cresceu 13,5% em relação a 2019.

Juliana: presente para a cidade

O Centro Cultural promove aulas e treinamento de Culinária e Gastronomia, Música, Artes Cênicas e Corte e Costura e Artesanato, atendendo mais de 500 crianças e adolescentes por semana.

O curta “O Bem Sempre Retorna” está afinado com os propósitos da empresa de construir um mundo melhor para todos, começando pela própria família, com o desenvolvimento de campanhas e projetos sociais e socioambientais.

O filme “O Bem Sempre Retorna” contou com a locução do ator Leo Medeiros, cuja carreira começou em 1988 no cinema antes de se expandir par o teatro e a televisão. Entre as novelas que participou estão “Os Ossos do Barão” e “Meu Pé de Laranja Lima”, as séries “A Muralha” e “O Tempo e o Vento” e os filmes “O Mecanismo” e “A Menina que matou os pais”.

Em depoimento gravado, Leo Medeiros disse, sob o título “Um Natal de Emoções Inesperadas”, que o convite do diretor Telso Freire o levou a um projeto cultural onde encontrou humanidade que o inundou de alegria e emoção.

O enredo do filme é baseado em três crianças que decidem ajudar o pipoqueiro da cidade, sem trabalho e renda desde o início da pandemia, transformando-o no Papai Noel oficial da cidade. E aí entra o componente da luta contra o racismo, já que quem interpreta o papel é o ator negro Osvaldo Eugênio, bastante conhecido por sua participação em comerciais publicitários.

Roteiro de Luciana Gonçalves, com direção de Telso Freire, direção de produção de Daniel Oliver Simpson, produção de platô de Rodrigo de Paula,  fotografia de Chico Cobra, assistente de direção Débora Yazbek, edição e montagem Joel Jota Jr, preparação dos atores de Reynaldo Puebla e Ana Abe, direção de artes circenses e figurinos de Fernando Milani e Viviane Pelegrini, maquiagem e caracterização Roger Ferrari, produção executiva de Juliana Manfrim e locução de Leo Medeiros.

https://youtu.be/dclEJp0Fjck