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JEAN COMEMORA PRIMEIRA VENDA

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Jean, da Citroën, é o primeiro robô do mundo a vender um automóvel através do chatbot da marca no Facebook. Ele conseguiu levar um cliente brasileiro ao site de pré-reserva do novo SUV C4 Cactus, onde a transação foi concluída após o pagamento de um sinal.

Projeto global do Groupe PSA, liderado, desenvolvido e produzido na América Latina, o SUV Citroën C4 Cactus chega em outubro à rede de concessionárias combinando design, tecnologia e conforto, representando a nova a nova assinatura da marca “Inspired By You”.

O dispositivo foi desenvolvido pela Citroën do Brasil em parceria com empresa de tecnologia Smarters e a agência BETC/Havas, especialmente para o lançamento do novo modelo no  país.

O objetivo é possibilitar o atendimento contínuo dos consumidores em qualquer horário ou dia, além de apresentar os principais atributos do veículo e conduzir o cliente ao portal da montadora. Como uma espécie de consultor de vendas, a ferramenta se baseia no uso da inteligência artificial para responder de forma assertiva questões relacionadas ao design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias, test-drive e demais assuntos atrelados a compra do C4 Cactus.

O chatbot ainda permite usar o Messenger para enviar respostas customizadas para cada perfil de usuário e estabelecer conversas em linguagem natural por meio do uso de uma tecnologia de compreensão de textos conhecida como NLP – Natural Language Processing.

“Assim como o Cactus é inspirado pela vida e atitude das pessoas, desenvolvemos uma ferramenta para tratar cada cliente como único, ao mesmo tempo em que ela auxilia o consumidor a fazer a compra de qualquer local, dia ou horário, mesmo em uma grande escala de demanda”, explica Alessandra Souza, diretora de Desenvolvimento do Negócio Peugeot/Citroën.

Ela informa também que o bot, a cada interação, amplia o seu repertório e apreende diferenças e sutilezas da comunicação humana, incluindo emojis, expressões, tons, emoções, regionalismos, abreviações, coloquialismos e até erros de escrita.

“A ideia deste processo é deixar o atendimento cada vez mais personalizado, motivado pelo o que o cliente precisa e quer saber. Deste modo, entregamos em todos os pontos de contato a promessa de marca inspirada pela vida e atitude das pessoas. Esta customização se reflete no próprio Novo SUV, que oferece 14 opções de personalização”, conclui Alessandra.

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