Ação Social

QUALQUER SEMELHANÇA É SÓ COINCIDÊNCIA

Publicado em

Embora no Brasil o voto seja obrigatório, mensagem de campanha lançada em Portugal também pode servir de alerta aqui no país àqueles que trocam seu direito nas urnas por justificativas e multas irrisórias.

Preocupação na terra de Camões, onde não se obriga cidadãos a votar, inspira-se no resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, que levaram o populista Donald Trump ao poder. Ação contra a abstenção visa conscientizar as pessoas que deixam fanáticos, radicais e intolerantes decidirem por elas.

Criada pela agência 004, a campanha é tema do Festival da Política de Portugal, a ser realizado nos próximos dias 21 e 22 de abril no Cine São Jorge, em Lisboa.

O encontro reserva um debate sobre efeitos do voto obrigatório no Brasil, com participação do jornalista Jair Rattner, da BBC e correspondente da rádio Antena 1 na capital portuguesa e da cantora da dupla Couple Coffee Luanda Cozetti.

Com o conceito “O mundo está cheio de pessoas assim”, o filme de 1 minuto veiculado nas redes sociais e que estreia na próxima semana na TV, atende movimento da sociedade civil portuguesa, preocupada com índices de abstenção que ultrapassam 50% no país e as eleições municipais de outubro.

“O que tentamos fazer foi dar um soco no estômago com esse filme, a partir de uma ideia muito simples: se você se abstém e sabe que o mundo está cheio de pessoas sem os mínimos valores civilizatórios, então são estas pessoas que decidem por ti”, explica o diretor de Criação, João Gomes de Almeida.

“Aceitamos este desafio por ser uma campanha necessária para combater um dos grandes problemas da nossa sociedade ou seja, a indiferença dos cidadãos relativamente à política, sobretudo na hora de decidir quem nos vai representar”, completa João Vilela, produtor executivo da Krypton Films, realizadora do comercial.

Criação de João Gomes de Almeida, diretor de cena Gonçalo Franco, direção de arte Ana e Manuela Sousa e edição de Zé Barreiros. Pós da LightFilm. Produção de som Digital Mix.