Datas

DIRETORAS PEDEM “LIVRE CONCORRÊNCIA”

Publicado em
Juliana: talento multiplataforma

Ao ler pesquisa norte-americana concluindo que menos de 7% de diretores de cena e menos de 3% de diretores de Criação são mulheres, a premiada cineasta israelense Alma Har’el lançou o projeto “Free The Bid” (Livre Concorrência), que visa lutar contra a desigualdade de gênero na indústria da propaganda.

Concretamente, o movimento incentiva agências e anunciantes a assumirem o compromisso de incluir ao menos uma mulher como diretora nas concorrências de produção de filmes

Juliana Curi, da Damasco Filmes, uma das brasileiras a aderir à causa, explica que a ação também favorece às mulheres desenvolverem projetos em outras plataformas, cujas portas se abrem a partir de trabalhos publicitários.

Mundialmente, agências como FCB Global, DBB North America, BBDO Global, McCann NY, J. Walter Thompson, Leo Burnett, Pereira & O’Dell, 180, David, Mother e CP+B se juntaram à ação, além de anunciantes como Coca-Cola, Visa, Nestlé e HP.

O resultado, é que em vários países e especialmente nos Estados Unidos, produtoras estão à procura de diretoras para incluírem em seus castings e atender à demanda.

O objetivo agora é importar o movimento e lançá-lo no Brasil com apoio de agências e anunciantes, aproveitando a celebração do Dia Internacional da Mulher. Diretoras de cena e executivas da APRO já desenvolvem projeto nesse sentido.

Juliana Curi iniciou sua carreira no departamento de Criação da MTV Brasil, no início dos anos 2000, produzindo vinhetas. Em 2008 começou a dirigir filmes e entre 2013 e 2016 integrou o time da Landia, produtora argentina que atua no Brasil em parceria com a Movie & Art.

Hoje, se apresenta como uma diretora multimídia, que une artes visuais, roteiro e fotografia, inclusive tendo participado de exposição na Spotte Art New York.

Embora vivendo em Nova York, dirige para a Damasco Filmes no Brasil e em seu currículo têm peças para marcas como Visa, Mastercard, Dove, Avon e Sony, entre outras. Atualmente, também está empenhada na produção do longa-metragem “Meu Elvis”, com prêmio de Incentivo do Ministério da Cultura para melhor roteiro de longa-metragem e ficção para roteirista iniciante.