Campanhas
DOVE LIBERA SOL ÀS VAMPIRAS
Publicado emMarca de healthcare da Unilever lança protetor fator 70 com campanha estrelada pela vampira Natasha
A roqueira vampiresca Natasha Rebelo, da novela Vamp, está de volta 35 anos depois como estrela da campanha de Dove que apresenta o novo protetor solar UV Repair & Glow, fator 70.
A personagem surgiu em 1991 interpretada pela atriz Claudia Ohana, e sob licenciamento mostra que o produto permite até vampiras a exporem seus cabelos ao sol.
A campanha convida as mulheres, até as mais noturnas, para brilharem à luz do dia sem medo de danificar os fios.
“Vamp” foi ao ar pela TV Globo entre julho de 1991 e fevereiro de 1992, em 179 capítulos. Claudia dividiu o protagonismo do folhetim com o ator Ney Latorraca, como o vampiro Conde Vladimir Polanski.
Ao resgatar uma personagem marcada por sua relação com a noite e pela fuga do sol, Dove se apoia na nostalgia e aposta em contrastes estéticos e criativos inesperados para trazer a mensagem de forma lúdica, com códigos surpreendentes para a marca e para o verão.
“UV Repair & Glow, com fator de proteção capilar 70, nasce de um trabalho avançado de pesquisa e desenvolvimento, considerando que o sol pode causar até quatro vezes mais danos aos fios do que outras fontes de calor”, diz Mariana Martins, diretora de Marketing Dove Hair.
“Trouxemos a Natasha como uma escolha criativa para traduzir essa potência de forma culturalmente relevante. Se até as criaturas da noite confiam em sair ao sol, imagine o que UV Repair & Glow pode fazer pelo seu cabelo, explica.
Como principal iniciativa da campanha, criada pela Droga5, Dove lança um filme estrelado por Claudia Ohana, ao lado da rapper Ajuliacosta e da influenciadora Marina (Submarina), em um encontro de ícones góticos de diferentes gerações.
O conteúdo digital recria uma das cenas mais emblemáticas de Natasha, com direito à sua clássica dança, e convida até as criaturas da noite.
A campanha noturna e com referências góticas representa um movimento ousado, que se destaca do que estamos acostumados a ver em termos de comunicação na categoria, e inclusive na própria marca.
Para dar início a campanha, Natasha faz uma participação especial na novela “Êta Mundo Melhor”. A vampira interage de forma bem-humorada com a personagem Sandra (Flávia Alessandra), que surge no Dancing com os cabelos presos e uma sombrinha nas mãos, após fugir do sol.
No encontro, Natasha se apresenta como a primeira vampira disposta a ajudar as criaturas da noite a saírem das sombras e exporem seus cabelos ao sol sem medo.
A cena evolui para um break estendido que mostra Natasha caminhando pelas ruas da cidade onde a trama se passa, ambientada nas décadas de 1940 e 1950, reforçando a ideia de que os cabelos podem ficar livres e protegidos.
“É incrível ver como Vamp continua viva no imaginário do público até hoje. Natasha sempre teve uma estética forte e marcante, e reencontrar essa personagem tantos anos depois, agora em um contexto atual, foi muito especial. Trazer essa força para uma campanha que fala de cuidado e proteção fez todo sentido para mim”, diz Claudia Ohana.
A estratégia se estende ainda a peças de mídia e pontos de venda de ponta-cabeça, recurso que brinca com o universo dos vampiros e marca uma inversão inédita no território visual da marca.
Para o lançamento de UV Repair & Glow, até o logotipo de Dove aparece invertido para apresentar, de forma não óbvia, o produto criado para proteger do sol por meio de uma identidade visual noturna.
“Resgatar Natasha, uma personagem tão icônica da teledramaturgia, nos permitiu criar uma ação que brinca com a nostalgia do público e ao mesmo tempo reforça os atributos da linha UV Repair & Glow”, explica Renata Leão, diretora executiva de criação na Droga5 São Paulo.
“A grande sacada foi colocar as peças de mídia de ponta-cabeça, inclusive o logo de Dove, criando um efeito inesperado que remete ao universo dos vampiros e à estética gótica da campanha. Essa inversão visual transforma cada ponto de contato da campanha em uma experiência lúdica e memorável, mostrando que a proteção solar também pode ser divertida, ousada e cheia de personalidade”, completa.
