FIAP 2025
FIAP CONSAGRA A CRIATIVIDADE LATINA
Publicado emO mercado mexicano conquistou dois dos quatro Gran Sol do Festival Ibero Americano de Criatividade deste 2025
Com o case “Thanks for Coke-Creating” (assista abaixo), realizado pela VML, o México conquistou os Grand Prix das disciplinas Anúncios e Produção. “Black Display Nescafe”, da Ogilvy Star5 do Panamá ganhou o Gran Sol de Formatos, enquanto “De vuelta a casa”, da agência Joystick Fifco da Costa Rica, para Imperial, ficou com o prêmio máximo de Inovação.
O Brasil teve 25 prêmios, sendo 5 de Ouro, 9 de Prata e 11 de Bronze. A BETC Havas conquistou 14 medalhas, para TIM, Reckitt, Kwai e Citroën, a Tech and Soul 6, para B3 e Revista Unquiet, Almap 2, para Bradesco Seguros, WmcCann 2 para Mastercard, e D’Om 1 para Continental Pneus.
Em evento virtual, a partir de Miami, a PRODU, empresa líder de conteúdo da indústria da comunicação da América Latina, parceira do FIAP, anunciou os ganhadores desta edição do mais tradicional festival publicitário da região.
No ranking de países, a Espanha foi a líder com 2 prêmios de ouro, 17 de prata e 24 de bronze, seguida pela Argentina, que conquistou 2 prêmios de ouro, 16 de prata e 17 de bronze, e México que se destacou com 2 Grand Prix, 8 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze.
A cerimônia, que homenageou o talento da região, consolidou-se como um espaço que reconhece os protagonistas da indústria criativa ibero-americana e celebra as ideias que moldam os rumos da comunicação.
A edição deste ano contou com 427 finalistas, sendo que quase metade, ou 49,4%, chegaram diretamente após a conquista de medalhas nos festivais locais mais importantes da Iberoamérica.
Este sistema é fruto das alianças que o FIAP estabeleceu com círculos, clubes e associações de agências da região, com o objetivo de unificar os critérios de premiação e reconhecer o trabalho dos jurados que, a cada ano, selecionam a melhor criatividade em seus respectivos mercados.
Os júris do FIAP concederam um total de 222 medalhas, distribuídas entre 36 de ouro, 83 de prata e 103 de bronze.
Destas, 81 foram concedidos na categoria Formatos, que reconhece a adaptação de ideias a diferentes mídias e plataformas, 68 em Inovação, que reconhece a criatividade potencializada pela tecnologia e novos modelos de negócios, 46 em Anúncios, que exalta a essência da publicidade em sua forma mais pura, e 27 em Produção, que reconheceu a qualidade técnica e artística que transforma ideias em experiências memoráveis.
“Esta nova gala de premiação demonstra a importância que o festival vem conquistando ano após ano na indústria criativa ibero-americana. O calibre das peças participantes em 2025 confirma que a região não apenas compete, mas também define tendências globais. O FIAP é hoje uma plataforma que integra, eleva e celebra a criatividade da nossa comunidade”, disse Daniel Marcet, CEO do FIAP.
O júri internacional concedeu um total de 222 medalhas, distribuídas entre 36 de ouro, 83 de prata e 103 de bronze.
Destes, 81 foram concedidos na categoria Formatos, que reconhece a adaptação de ideias a diferentes mídias e plataformas; 68 em Inovação, que reconhece a criatividade potencializada pela tecnologia e novos modelos de negócios; 46 em Publicidade, que exalta a essência da publicidade em sua forma mais pura; e 27 em Produção, que reconheceu a qualidade técnica e artística que transforma ideias em experiências memoráveis.
“Esta nova gala de premiação demonstra a importância que o festival vem conquistando ano após ano na indústria criativa ibero-americana. O calibre das peças participantes em 2025 confirma que a região não apenas compete, mas também define tendências globais. A FIAP é hoje uma plataforma que integra, eleva e celebra a criatividade da nossa comunidade”, concluiu Daniel.
A edição 2025 do festival contou com o apoio de Advertising Week LatAm, IAA Latam, Audionetwork, círculos e clubes criativos, associações de agências, prêmios locais, patrocinadores e aliados da mídia.
Veja aqui a lista completa de prêmios.