Festivais

EL OJO ATUALIZA REGRAS SOBRE IA

Publicado em

Reafirmando compromisso com a ética, o festival exige declaração de veracidade e uso responsável

Santiago Keller, criador do Elo Ojo de Iberoamerica

Com inscrições online abertas até 30 de setembro, o El Ojo de Iberoamerica atualizou padrões e medidas de integridade com o objetivo de garantir que as ideias premiadas sejam genuínas, representativas e eticamente responsáveis.

“As novas diretrizes valorizam a criatividade consciente e exigem que os participantes validem um código de conduta no ato da inscrição”, afirma Santiago Keller Sarmiento,

Esse código inclui o compromisso com padrões éticos e a veracidade das informações fornecidas sobre os trabalhos inscritos, com atenção especial ao uso responsável da IA. 

Os participantes devem informar, no sistema de inscrição, se utilizaram IA em alguma etapa da criação ou produção, além de anexar uma declaração assinada atestando a veracidade das informações e o uso ético da tecnologia.

Além dos tradicionais troféus de Ouro, Prata, Bronze e Gran Ojo, uma das recentes novidades do evento é a competição El Ojo + Mulheres, criado com a intenção de tornar-se dispensável em uma indústria verdadeiramente igualitária.

iniciativa busca promover maior visibilidade e a presença feminina em cargos criativos de liderança, contribuindo ativamente para uma indústria mais representativa e plural.

O festival também reconhece o desempenho regional e local, premiando as empresas e profissionais que mais se destacam com base nos resultados conquistados nas competições criativas.

O processo de votação do festival ocorre em duas etapas: uma online, com jurados de toda a Ibero-América avaliando os finalistas, e outra presencial, em Buenos Aires, com os Presidentes de Júri escolhendo os Gran Ojos.

O El Ojo oferece uma experiência de imersão criativa, com três dias de conteúdo, premiações e networking internacional.