Cannes 2025

MAIS GP, UM TITANIUM E UMA POLÊMICA

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Almap emplaca “Caramelo”, Droga5 leva Grand Prix e DM9 com Consul sob suspeita e investigação

Em meio às comemorações da conquista do Grand Prix em Sustainable Development Goals para “The Amazon Greenventory” da Natura criado pela Africa, e o reconhecimento do GP em Media para a Droga5 por “’Dove Real Beauty redefined for the AI era” para Dove, o Brasil em Cannes enfrenta uma suspeita.

A Almap BBDO, por sua vez, ganhou o inédito The Dan Wieden Titanium no Cannes Lions de 2025, com “Caramelo”, para Pedigree.

“Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, foi tema da coluna da jornalista Josette Goulart, do UOL, na quinta-feira (19), numa referência aos trabalhos “fantasmas” que conquistam Leões em Cannes.

O case, sob investigação da organização do festival, informo o “Advertising Age”, relata uma ação da empresa do grupo Whirlpool para beneficiar consumidores de baixa renda, incentivando a substituição de eletrodomésticos antigos por outros novos, fazendo o pagamento dos produtos por valores que economizariam em suas contas de luz.

Com ele a DM9 conquistou Grand Prix em Creative Data. Ocorre que a apresentação do trabalho contém vídeos antigos da apresentadora Glória Vanique da CNN, que deixou a emissora em 2022, com o tema “Aumenta procura por eletrodomésticos mais econômicos”, e da senadora norte-americana Andrea Salvador, sobre os altos custos de energia para as famílias nos Estados Unidos, ao contrário do que aparece no videocase com a voz da parlamentar citando a cidade de São Paulo.

Em nota, a Consul diz que a responsabilidade pela inscrição do case é da DM9. A agência, por sua vez, até agora não apresentou uma explicação.

Assim como parece improvável que a agência tenha inscrito o trabalho sem tê-lo apresentado e obtido autorização do anunciante, também parece improvável que a agência tenha uma explicação plausível para o mesmo.