Ação Social

MARIANAS RELEMBRAM TRAGÉDIA

Publicado em

Há pouco mais de dois anos, a cidade mineira de Mariana foi palco do maior desastre ambiental do Brasil. Em novembro de 2015, 40 bilhões de litros de lama vazaram da Barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco.

Até hoje ninguém foi punido e a população do município continua vivendo as consequências que atimgiram diretamente dois subdistritos da cidade. Além de 19 mortes, a tragédia praticamente destruiu Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Para lembrar o triste fato e cobrar providências das autoridades, a agência Filadelfia, de Belo Horizonte, dá sequência à campanha #NãoEsqueçaMariana, agora protagonizada pela xará da cidade, a atriz Mariana Ximenes, na verdade quem tomou a iniciativa dessa ação.

A lama percorreu 650 Km até o Oceano Atlântico e também afetou grande parte da vegetação, da fauna e da vida em comunidade no entorno do rio Doce.

Apenas 2% das áreas verdes e 10% das nascentes foram recuperadas. Metade dos atingidos não recebeu auxílio emergencial. E os valores finais por danos permanentes continuam indefinidos.
A campanha #NãoEsqueçaMariana lançou um comercial com a atriz, que foi até Bento Rodrigues, para ser filmada em meio às ruínas do local, como a escola municipal, casas de moradores e o bar da cidade.

O objetivo é não deixar que o maior desastre ambiental do Brasil seja esquecido. Também faz parte da divulgação um ensaio fotográfico com a atriz. As peças serão veiculadas na internet, nas redes sociais e no site da campanha.

Criação de Manuel Rolim e Apoenan Neves, com direção criativa de Dan Zecchinellin, Rolim e Carol Furtado (digital). Peças para Mídias Sociais de Natália Boaventura, Rafa Urgh e Leila Uchoa. Fotos de Alvaro Fraguas.

Produção da Brokolis do Brasil, com direção de cena de Paulo Emílio Souto Fernandes e fotografia de Marcelo Borja. Áudio da Yep!