Inspiração
VESTIBULAR MUDOU A ROTA
Publicado emCriativo queria ser jornalista, virou publicitário, produziu peças icônicas e também se tornou escritor
A reprovação no vestibular de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul acabou com um sonho e transformou a realidade de Stalimir Carvalho Vieira em uma destacada carreira da publicidade brasileira.
Sua primeira opção profissional aconteceu pela vontade de escrever. Em vez de reportagens, criou anúncios, campanhas e slogans duradouros, além de publicar livros.
Depois de obras sobre propaganda, há dois anos finalmente lançou seu primeiro romance, “Jenifer”, com a história de descobertas sexuais de três meninas, embora explique que não teve filha.
Na carreira, depois de trabalhos em redes de hotéis, acabou em uma agência de propaganda até chegar ao Rio de Janeiro, em 1980, onde descobriu sua real vocação, como redator na DPZ.
Stalimir também trabalhou em São Paulo na W/Brasil, Bates e ainda na DDB Argentina, além de ter se associado a João Doria e Luiz Lara na DLS. Nessa agência criou o icônico slogan “Aruba é do Caribe” para o governo da ilha.
O primeiro impacto publicitário que o atingiu, porém, foi um comercial da Seagram, criado pela DPZ onde ele iria atuar no futuro.
No seu portfólio de slogans ainda tem mais um, para a rádio Eldorado, até hoje utilizado pela emissora.
Depois de deixar o mundo das agências, Stalimir lançou a consultoria Base de Marketing, atuando inclusive em campanhas políticas, hoje com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde vive atualmente.
O criativo também foi professor e coordenador da cadeira de Criação e Inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, diretor da APP e Abap e membro do Conselho de Ética do Conar
Aos seus livros “Raciocínio Criativo na Publicidade”, de 2001, e “Marca– O que o coração não sente os olhos não veem”, de 2008, soma-se “Jenifer”, o romance que escreveu, como diz, por intuição.
Atualmente atende agências e anunciantes através da sua Base de Marketing, tendo desenvolvido ainda projetos de campanhas políticas pelo Brasil.
Neste vídeo produzido e editado pela SimonSays Filmes, ele fala de sua trajetória, de suas obras e do que o inspirou a se tornar publicitário.