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INTERNET ENCOSTA AINDA MAIS NA TV

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Compra de mídia no primeiro semestre cresce 12,52% e setor online se aproxima da televisão

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Apenas 2,1 pontos percentuais separam o volume de compra de mídia da TV para a Internet. A Internet cresce na pesquisa do Painel Cenp-Meios referente ao primeiro semestre do ano.

O total do volume de espaços publicitários comprados por 327 agências somou R$ 11,93 bilhões entre janeiro e junho de 2025, com um crescimento de 12,52% em relação ao mesmo período de 2024.

O desempenho do setor supera com folga os principais indicadores da economia brasileira. Enquanto o PIB avançou 2,5% no período, pressionado pela baixa produtividade da indústria e pelas altas taxas de juros, a publicidade cresceu cinco vezes mais no acumulado de seis meses. O segundo trimestre foi especialmente positivo, registrando um avanço expressivo em relação ao primeiro, quando a alta havia sido de 3,14%.

“Os resultados demonstram a vitalidade da publicidade brasileira, que, mesmo após o crescimento expressivo de 2024, voltou a superar expectativas em uma base já elevada. Isso reforça o papel estratégico do setor como motor da economia e como um vínculo de confiança que conecta marcas, veículos, elos digitais e consumidores”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.

Entre as cinco regiões brasileiras, o Sudeste concentrou o maior volume, com R$ 2,23 bilhões (18% do total). Em seguida aparecem o Nordeste, responsável por R$ 563,48 milhões (4,7%), o Sul, com R$ 442,30 milhões (3,7%), o Centro-Oeste, que registrou R$ 335,52 milhões (2,8%), e o Norte, com R$ 128,22 milhões (1,1%).

O levantamento considera os Pedidos de Inserção (PIs) emitidos pelas agências devidamente executados, organizados por meio, período, estado e região, sem acesso a informações individualizadas de clientes ou veículos.

O Cenp-Meios é monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), organismo estatutário especializado em pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação. O sistema também conta com verificação independente da KPMG, o que garante a integridade e a confiabilidade dos dados.