Entrevista

KWAI INVESTE PARA DEMOCRATIZAR CONTEÚDO

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Vitor Yu, da área de Negócios, quer a plataforma representando a diversidade do Brasil

Vitor Yu

No país desde 2011 e há 10 meses como gerente geral For Business, Vitor Yu, batizado como Quan na China, tem como missão ampliar a participação do Kwai no país e na América Latina.

Formado na Beijing International Studies Academy, antes, aqui no Brasil atuou no grupo Sany de máquinas pesadas e na Kuawei Technologies, ambas também empresas chinesas.

Marcas como ELO, Skol, Cheetos, Sorriso, Tang, Coca-Cola e Honda já utilizaram o TeleKwai como uma poderosa ferramenta para alcançar o público e promover seus produtos de forma criativa e envolvente.

Nesta entrevista ele conta as novidades do Kwai, sua visão do mercado de aplicativos de vídeos curtos e a concorrência direta com TikTok e a investida de outras plataformas, como Instagram e YouTube no segmento de vídeos curtos.

Como identificar influenciadores emergentes para serem apresentados às marcas que desejam maior exposição publicitária?

O Kwai possui no portfólio da nossa unidade de negócios Kwai for Business um ambiente inovador, com recursos para diversos tipos de empresas e influenciadores, facilitando as conexões entre marcas e conteúdos autênticos.

Entre esses recursos, destaco o Kwai Creator Marketplace (KCM), que facilita a conexão entre as empresas e uma ampla variedade de perfis que atendam às suas demandas específicas e, assim, produzir anúncios com conteúdo de alta qualidade, além de acompanhar todo o progresso da campanha online. Isso permite uma comunicação mais eficiente e inteligente entre anunciantes e creators ao utilizar uma única plataforma do início ao fim da campanha. Apostando na força criativa dos pequenos influenciadores, o Kwai For Business também lançou no Brasil o Kwai Creative Service (KCS). A iniciativa visa facilitar a conexão entre marcas e criadores emergentes, democratizando o acesso a oportunidades publicitárias e oferecendo campanhas mais autênticas e acessíveis.

Para as marcas, os formatos representam agilidade e eficiência, uma vez que todo o processo criativo é gerenciado 100% dentro da plataforma, com tempo médio de entrega entre 7 e 10 dias. O Kwai fornece roteiros, acompanha revisões e assegura a entrega de materiais de acordo com os padrões esperados. As marcas podem usar esses vídeos tanto no próprio Kwai quanto em campanhas externas.

Já para os criadores, o Kwai se posiciona como uma porta de entrada para o mercado publicitário, ampliando possibilidades de monetização e valorizando vozes que muitas vezes ficam à margem das grandes campanhas.

De que maneira o Kwai Creative pretende tornar a publicidade mais acessível e representativa da diversidade? Você entende que o preconceito estrutural já diminuiu no Brasil?

O Kwai Creative Service (KCS) nasceu com esse propósito: democratizar a publicidade e permitir que criadores de diferentes origens, regiões e contextos possam ter acesso a oportunidades com marcas. Acreditamos que a representatividade é uma das grandes forças da plataforma e queremos garantir que essa pluralidade esteja presente também nas campanhas publicitárias.

Sobre o preconceito estrutural, sabemos que avanços têm ocorrido, mas ainda há muito a ser feito. Nosso papel é seguir valorizando vozes diversas e autênticas, criando espaços onde marcas e criadores possam construir juntos narrativas mais reais e inclusivas, refletindo a riqueza cultural do Brasil.

Como enfrentar o Youtube, que tem o maior número de usuários no Brasil e que partiu para a disputa com os apps de vídeos curtos com seus shorts?

Reconhecemos a importância dos concorrentes, mas o Kwai tem um posicionamento diferente. Nossa estratégia está focada em conteúdo autêntico, criadores reais e engajamento orgânico, com forte conexão com a cultura brasileira.

Enquanto outras plataformas muitas vezes priorizam criadores já consolidados, o Kwai aposta na democratização do alcance e na valorização de criadores de diferentes perfis, o que cria um espaço único para narrativas locais. É essa autenticidade que nos diferencia e nos permite crescer de forma consistente no país.

Com mais de 60 milhões de usuários mensais, o Kwai tem crescido significativamente no Brasil. Quais foram as medidas que proporcionaram esse aumento?

Desde 2019, quando iniciou suas operações no Brasil, o Kwai já investiu mais de R$ 7 bilhões no país, entre infraestrutura e programas de parcerias com criadores. Um dos principais investimentos foi no programa TeleKwai, que sozinho representou cerca de 20% do investimento total nos criadores nos últimos dois anos. Hoje, já temos milhares de parceiros produzindo conteúdos em formato de mininovelas e minisséries para o aplicativo.

Além disso, parcerias com marcas como ELO, Skol, Cheetos, Sorriso, Tang, Coca-Cola e Honda ajudaram a consolidar o TeleKwai como uma ferramenta poderosa de conexão entre marcas e público, gerando resultados expressivos e fortalecendo o ecossistema criativo local. E para os próximos anos pretendemos continuar com grandes investimentos no país, reforçando nosso compromisso com o Brasil, que representa o principal mercado fora da China para a empresa.

Para finalizar, o Brasil já é o segundo maior mercado do Kwai no mundo. Como estender esse papel para toda a América Latina?

Nosso objetivo é ter o Brasil como uma referência de crescimento e inovação para a região. Aqui, conseguimos desenvolver estratégias que combinam tecnologia, conteúdo e cultura local, e essa experiência serve de modelo para outros mercados latino-americanos.

O próximo passo é expandir as soluções do Kwai For Business, como o KCM e o KCS, para conectar marcas e criadores em outros países da região, além de trazer novas soluções que utilizem Inteligência Artificial, sempre respeitando as particularidades culturais de cada mercado. Queremos que o ecossistema que construímos no Brasil inspire e impulsione a presença do Kwai globalmente.